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    Como conciliar os boletos emitidos?

    No submódulo CONCILIAÇÃO, são processadas as informações dos arquivos de retorno (extensão ‘. ret’) disponibilizados pelos bancos após registrarem: 
     
    - Entrada confirmada; 
    - Entrada rejeitada; 
    - Solicitação de baixa; 
    - Pagamento/quitação. 
     
    • Os arquivos de retorno podem ser conciliados somente uma vez no NOVAJUS, de forma que, o status dos boletos é alterado automaticamente de acordo com as orientações enviadas pelo banco. 
    • Se houver algum problema apontado pelo banco, o boleto pode ser cancelado automaticamente e um novo boleto poderá ser emitido pela obrigação que o originou ou, no caso de baixa, a obrigação poderá ser quitada manualmente.
    Quando houver informações da quitação (realização) dos boletos feitas por seus pagadores, os valores de juros/multa/desconto são contabilizados e devidamente informados nas obrigações, para permitir uma completa gestão financeira do escritório. 
     
    OBS.: caso haja problemas na conciliação de arquivos de retorno, o sistema pode exibir dois comportamentos:  - o status ‘Não encontrado’ é exibido e nenhuma ação é executada sobre o boleto; - o sistema pode exibir uma mensagem indicando algum conteúdo inesperado na leitura da estrutura do arquivo.  
     
    ATENÇÃO: nestes casos, o arquivo deve ser encaminhado para a equipe de suporte, para que sejam analisados os dados do arquivo de retorno. 
     
    A conciliação altera o status do boleto e traz consigo uma mensagem indicando informações processadas pelo banco. Essas mensagens são tratadas de forma diferenciada por cada banco, no entanto, algumas delas são comuns a todos eles:
     
    - ‘Entrada confirmada’: status ‘Atualizado’ (o boleto foi ativado);
    - ‘Entrada rejeitada’: status ‘Cancelado’;
    - ‘Baixa: status ‘Cancelado’;
    - ‘Liquidação’: status ‘Realizado’ (o boleto foi realizado/quitado); 
     
    OBS.: maiores detalhes enviados pelo banco sobre a alteração de status dos boletos podem ser verificados ao clicar no ícone de visualização do boleto, na grid de conciliação. 
     
    Sabendo disso, segue o passo a passo:
     
    1. Acesse o módulo BOLETOS e clique no submódulo CONCILIAÇÃO:
     
     
    1.2. Do lado direito da tela, clique no ícone [+]"Nova conciliação":
     
     
    1.3. Clique em "Escolher o arquivo" e escolha o arquivo de retorno que o banco te encaminhou após você encaminhar a remessa, e depois clique em [CONCILIAR BOLETOS]:
     
    1.4. No topo da sua página, deverá aparecer uma mensagem de sucesso na conciliação e os boletos conciliados aparecerão no módulo BOLETOS e depois no submódulo CONCILIAÇÃO