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    Onde ficam os Boletos emitidos?

    1. Acesse o módulo BOLETOS e clique no submódulo EMITIDOS, os boletos emitidos serão exibidos no submódulo ‘Emitidos’, onde ficam com o status “Emissão em processamento” (quando emitidos com carteiras registradas) e, somente serão ativados quando houver a conciliação de um arquivo de retorno do banco indicando sua entrada confirmada.  Acesse Boletos / Emitidos. 
     
     
    OBS.1: esta primeira conciliação para ativação do boleto é um dos procedimentos disponibilizados para atender às exigências dos bancos para as carteiras registradas.  
     
    OBS.2: boletos de carteiras sem registros são emitidos já com o status ‘Ativo’. 
     
    a) BAIXA MANUAL: Após serem ativados no sistema, os boletos poderão passar pelo processo de baixa manual para liberar alterações/quitação manuais nas obrigações que geraram os boletos. 
     
    • A baixa manual é realizada quando o usuário está ciente de que o boleto não será pago no banco. Por exemplo: após emitir o boleto para o pagador, este vai ao escritório e negocia o valor a ser pago, solicitando que a forma de pagamento seja diferente de boleto e/ou solicita o parcelamento de sua dívida. Sendo aceita a sugestão do pagador, o escritório deve realizar a baixa manual do boleto, enviar a solicitação de baixa para o banco e conciliar o arquivo de retorno com o aceite da baixa (enviado pelo banco). Assim, o boleto será cancelado e a obrigação poderá ser alterada ou quitada a critério do escritório.
    • Para solicitar a baixa (cancelamento) de um boleto ao banco, basta clicar no ícone específico do submódulo ‘Emitidos’ e, em seguida, enviar ao banco a remessa de baixa criada no submódulo ‘Remessa’.  Acesse: Boletos / Emissão 
    • O banco irá gerar um arquivo de retorno indicando que a baixa foi aceita ou recusada e, este arquivo deve ser conciliado no submódulo ‘Conciliação’ para que o boleto seja cancelado e a obrigação possa ser realizada manualmente pelo usuário. Acesse: Boletos / Conciliação 
    OBS.: enquanto o boleto estiver com o status ‘Emissão em processamento’ ou ‘Ativo’, o sistema não permite que as obrigações sejam quitadas manualmente. É necessário realizar o cancelamento do boleto (através da baixa) para, em seguida, quitar a obrigação ou alterar os dados de seus movimentos. 
     
    B) PAGAMENTO/QUITAÇÂO: Boletos ativos e emitidos com carteiras registradas diretas podem ser impressos e enviados aos pagadores (no caso de boletos emitidos com carteiras registradas escriturais, a impressão e envio são feitos pelo banco).
     
    • Seu pagamento poderá será realizado nas agências bancárias ou instituições financeiras, segundo as orientações impressas no boleto.  Acesse: Boletos / Emitidos.
    • Quando o pagamento for processado pelo banco, este irá disponibilizar um arquivo de retorno com os dados de quitação e aplicação de juros/multa/desconto. Este retorno deve ser conciliado no submódulo ‘Conciliação’ para que o Legal One possa realizar a quitação automática dos boletos e ajuste de valores quando o valor pago for diferente do valor original.  Acesse: Boletos / Conciliação.
    2. Ao emitir boletos com carteiras registradas, são criadas remessas (pacotes) com os boletos com o status ‘Emissão em processamento’. A remessa deve ser fechada e o download do seu arquivo (extensão ‘.rem’) deve ser realizado para que seja encaminhado ao banco através de seu sistema de transmissão de arquivos de cobrança.  
    • No submódulo ‘Remessas’, podemos visualizar as informações da remessa e quais boletos a compõem através do ícone de visualização, na listagem de remessas criadas. Acesse: Boletos / Remessas.
    OBS.: para remessas geradas em ambiente de produção, são realizadas validações internas que impedem alterações e/ou exclusão após serem fechadas. De forma que, se forem identificados erros/inconsistências na remessa ou nos boletos dela, serão necessários ajustes específicos possíveis somente mediante suporte técnico da Thomson Reuters ou a exclusão de toda a remessa para que a emissão seja realizada novamente.