As regras de cobrança funcionam como um facilitador para a cobrança dos honorários, pois uma vez criadas e vinculadas ao contrato de honorário, basta executá-las e o valor é lançado dentro do módulo FINANCEIRO. Esta funcionalidade é bastante importante, pois, além de evitar prováveis erros nos lançamentos financeiros, permite a comunicação entre a parte jurídica e a parte financeira do escritório dentro do sistema.
Nesta solução, falaremos sobre a regra de cobrança por hora trabalhada.
Para criar:
1. Acesse o módulo CONTRATOS, submódulo CONTRATOS DE HONORÁRIO;
1.1. Pesquise pela pasta desejada e clique sobre ela para abri-la:
2. Dentro da pasta, clique na seção REGRAS DE COBRANÇA, e depois clique no ícone [+]"Nova regra de cobrança":
3. Será aberta a ficha de cadastro da regra de cobrança;
3.1. No campo VINCULADO À NEGOCIAÇÃO, selecione a qual negociação a regra ficará vinculada;
3.2. No campo TIPO DE REGRA, escolha a opção 'Hora trabalhada';
3.3. Dê um nome para regra a ser criada;
3.4. No grupo DADOS DA REGRA, selecione a TABELA DE SUGESTÃO DE VALORES/HORA com alguma tabela de valores criada anteriormente;
OBS: É possível vincular uma regra de atualização monetária ao valor de cobrança.
3.5. No grupo DADOS DA OBRIGAÇÃO A RECEBER, preencha os campos relacionados à cobrança e clique em [SALVAR E FECHAR]:
4. Após criada a regra, ela ficará disponível dentro do contrato desta forma, ainda sem ser executada:
OBS: Antes de executar a regra, é importante se atentar para alguns pontos:
- Vigência da negociação a qual a regra está vinculada;
- Se foi lançada alguma hora trabalhada dentro de alguma pasta vinculada ao contrato e que esta hora trabalhada esteja com o status 'Disponível para o financeiro.
Para executar a regra:
5. Acesse o contrato, seção REGRAS DE COBRANÇA;
5.1. Selecione a regra desejada, clique no ícone [...]"executar";
5.2. Preencha o campo COMPETÊNCIA e clique em [EXECUTAR]:
6. Após executar a regra, o valor ficará lançado no módulo FINANCEIRO, submódulo SOLICITAÇÕES para que seja aprovado pela pessoa responsável pela área financeira do escritório:
7. Após aprovado, o valor passa a fazer parte do histórico das CONTAS A PAGAR E RECEBER do escritório: