As regras de cobrança funcionam como um facilitador para a cobrança dos honorários, pois uma vez criadas e vinculadas ao contrato de honorário, basta executá-las e o valor é lançado dentro do módulo FINANCEIRO. Esta funcionalidade é bastante importante, pois, além de evitar prováveis erros nos lançamentos financeiros, permite a comunicação entre a parte jurídica e a parte financeira do escritório dentro do sistema.
Nesta solução, falaremos sobre a regra de cobrança por valor avulso (por pasta).
O valor avulso (por pasta) é cobrado por cada pasta nova inserida no sistema, que esteja vinculada ao contrato de honorário.
Para criar:
1 - Acesse o módulo CONTRATOS, submódulo CONTRATOS DE HONORÁRIO;
1.1 - Pesquise pela pasta desejada e clique sobre ela para abri-la:
2 - Dentro da pasta, clique na seção REGRAS DE COBRANÇA, e no ícone [+], clique em 'Nova regra de cobrança':
3 - Será aberta a ficha de cadastro da regra de cobrança;
3.1 - No campo VINCULADO À NEGOCIAÇÃO, selecione a qual negociação a regra ficará vinculada;
3.2 - No campo TIPO DE REGRA, escolha a opção 'Avulso (por pasta)';
3.3 - Dê um nome para regra a ser criada;
3.4 - No grupo DADOS DA REGRA, preencha os dados relacionados ao valor que será cobrado para cada pasta nova (processos, serviços, contratos de cliente);
OBS: Para evitar a duplicidade de cobrança, atenção à checkbox '[x] Somente considerar na execução desta regra de cobrança pastas de processos que tenham vínculo e sejam principais e/ou pastas que não tenham vínculo'.
OBS: É possível vincular uma regra de atualização monetária ao valor de cobrança.
3.5 - No grupo DADOS DA OBRIGAÇÃO A RECEBER, preencha os campos relacionados à cobrança e clique em [SALVAR E FECHAR]:
4 - Após criada a regra, ela ficará disponível dentro do contrato desta forma, ainda sem ser executada:
OBS: Antes de executar a regra, é importante se atentar para um ponto:
- Vigência da negociação a qual a regra está vinculada;
Para executar a regra:
5 - Acesse o contrato, seção REGRAS DE COBRANÇA;
5.1 - Selecione a regra desejada, clique no ícone [...] e, em seguida, em 'Executar';
5.2 - Preencha o campo COMPETÊNCIA e clique em [EXECUTAR]:
6 - Após executar a regra, o valor ficará lançado no módulo FINANCEIRO, submódulo SOLICITAÇÕES para que seja aprovado pela pessoa responsável pela área financeira do escritório:
7 - Após aprovado, o valor passa a fazer parte do histórico das CONTAS A PAGAR E RECEBER do escritório: