As regras de cobrança funcionam como um facilitador para a cobrança dos honorários, pois uma vez criadas e vinculadas ao contrato de honorário, basta executá-las e o valor é lançado dentro do módulo FINANCEIRO. Esta funcionalidade é bastante importante, pois, além de evitar prováveis erros nos lançamentos financeiros, permite a comunicação entre a parte jurídica e a parte financeira do escritório dentro do sistema.
Nesta solução, falaremos sobre a regra de cobrança por ato.
Para criar:
1 - Acesse o módulo CONTRATOS, submódulo CONTRATOS DE HONORÁRIO;
1.1 - Pesquise pela pasta desejada e clique sobre ela para abri-la:
2 - Dentro da pasta, clique na seção REGRAS DE COBRANÇA, e no ícone [+], clique em "Nova regra de cobrança":
3 - Será aberta a ficha de cadastro da regra de cobrança;
3.1 - No campo VINCULADO À NEGOCIAÇÃO, selecione a qual negociação a regra ficará vinculada. Para mais informações sobre as negociações;
3.2 - No campo TIPO DE REGRA, escolha a opção 'Ato';
3.3 - Dê um nome para regra a ser criada
3.4 - O campo TIPO/SUBTIPO se refere ao tipo de andamento que o advogado deverá criar dentro da pasta do processo quando houver um ato realizado. Este andamento será a forma de comunicação entre a parte jurídica e a parte financeira do sistema, pois a regra só será executada com sucesso se houver este andamento dentro da pasta do processo;
OBS: É interessante que o escritório crie uma lista de atos antes de criar e executar a regra de cobrança. Para criar a lista de atos:
- Acesse o módulo OPÇÕES, submódulo TABELAS DO SISTEMA;
- Dentro do grupo TABELAS GERAIS, clique em 'Tipos de andamento/compromisso/tarefa';
- Pesquise pelo ícone [+]. Primeiramente, crie um 'Novo tipo' pai chamado Ato e, posteiormente, crie 'Novos subtipos' vinculados ao tipo pai Ato:
Após criar todos os atos dentro das TABELAS DO SISTEMA, no momento de criar a regra de cobrança, esta lista ficará disponível para seleção;
3.5 - Dê valor ao ato selecionado no campo TIPO/SUBTIPO;
OBS: É possível deixar salvo dentro de uma mesma regra de cobrança vários atos com valores diferentes. Basta clicar em 'Adicionar tipo/subtipo'.
3.6 - No grupo DADOS DA OBRIGAÇÃO A RECEBER, preencha os campos relacionados à cobrança e clique em [SALVAR E FECHAR]
4 - Após criada a regra, ela ficará disponível dentro do contrato desta forma, ainda sem ser executada:
OBS: Antes de executar a regra, é importante se atentart para alguns pontos:
- Vigência da negociação a qual a regra está vinculada;
- Se o andamento foi lançado corretamento pelo advogado dentro da pasta do processo.
Para executar a regra:
5 - Acesse o contrato, seção REGRAS DE COBRANÇA;
5.1 - Selecione a regra desejada, clique no ícone [...] e, em seguida, em 'Executar';
5.2 - Preencha o campo COMPETÊNCIA e clique em [EXECUTAR]:
6 - Após executar a regra, o valor ficará lançado no módulo FINANCEIRO, submódulo SOLICITAÇÕES para que seja aprovado pela pessoa responsável pela área financeira do escritório:
7 - Após aprovado, o valor passa a fazer parte do histórico das CONTAS A PAGAR E RECEBER do escritório: