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    Manual para emissão de Nota fiscal eletrônica (NF-e/NFS-e)

    1- Pré-requisitos:
     
     1.1.Verificar se a prefeitura está habilitada para emissão (integração online):
     
      A lista de municípios habilitados para emissão consta em nossa central de soluções através do link Listagem de municípios ]. Após certificar que o Legal One realiza a emissão, siga os passos abaixo.
     
    1.2. Possuir certificado digital A1:
     
      O e-CNPJ é a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e), entre outras aplicações;
     
       O escritório precisa adquirir o certificado digital por meio de alguma revenda autorizada (a Thomson Reuters não comercializa este produto).
     
     1.3. Possuir licença vigente e créditos para emissão de NF-e/NFS-e:
     
      A equipe de suporte poderá ajudar a verificar essa informação.
     
     1.4. Registrar escritório no sistema interno para emissão (Homologação e Produção):
     
       Abrindo uma solicitação de suporte através da Central de Solucões clique aqui, com os dados abaixo para equipe de suporte iniciar a integração:
     
    • CNPJ;
    • Razão Social;
    • Inscrição Estadual;
    • Inscrição Municipal;
    • Estado;
    • Cidade;
    • E-mail Administrador;
    • E-mail do emitente a ser exibido no DANFE;
    • Certificado digital A1 nos formatos .pfx ou .jks (extensões criptografadas);
    • Senha do certificado digital.
    2. Passos necessários para configuração:
     
     2.1. Registrar contato do escritório:
     
      Registrar contato do escritório, com CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Razão social, CNAE e Endereço completo;
     
      2.1.1. Acessar módulo [CONTATOS];
     
      2.1.2. Pesquisar pessoa jurídica, preencha o campo e clique em [PESQUISAR];
     
      2.1.3. Localizar o contato do escritório (é preciso ter a classificação “Escritório associado ativo”);
     
      2.1.4. Clicar no ícone [...] e em seguida clique em [ALTERAR];
     
      2.1.5. Verificar/preencher dados necessários para emissão;
     
      2.1.6. Clicar em [SALVAR E FECHAR]
     
     
     2.2. Configurar perfil tributário:
     
      O perfil tributário pode ser definido como um conjunto de regras às quais todos estamos sujeitos, de acordo com a condição e atividades econômicas de cada um. No caso das empresas, o princípio norteador são, basicamente, os rendimentos. Significa que os impostos são pagos conforme regras que variam de acordo com o lucro que cada pessoa jurídica apura ao longo de um exercício. Portanto, esta informação em relação a este enquadramento deve ser conferida com a contabilidade.
     
      2.2.1. Acessar módulo [OPÇÕES];
     
      2.2.2. Acessar submódulo [TABELAS DO SISTEMA];
     
      2.2.3.  No grupo [TABELAS DE MÓDULO ADICIONAIS] > [FATURAMENTO], acessar [PERFIS TRIBUTÁRIOS];
     
      2.2.4. Localizar perfil configurado para emissão, clicar no ícone [...] e em [ALTERAR];
     
      2.2.5. Verificar/preencher dados tributários;
     
      2.2.6. Clicar no botão [SALVAR E FECHAR]:
     
     
     2.3. Configurar tipos de serviço municipal:
     
      O tipo de Serviços, diferentemente da CNAE, tem relação direta com a emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas. Esse número serve para que a empresa identifique o tipo de serviço prestado e especifique na nota, tanto para cobrança dos encargos como para discriminação dos serviços. A lei complementar 116/2003 define os serviços, porém, são as prefeituras que definem, individualmente, o código de serviço. Quanto a esta informação, a contabilidade do escritório que consegue fornecê-la
     
      2.3.1. Acessar módulo [OPÇÕES];
     
      2.3.2. Acessar submódulo [TABELAS DO SISTEMA];
     
      2.3.3. No grupo [TABELAS DE MÓDULOS ADICIONAIS] [FATURAMENTO], acessar [TIPOS DE SERVIÇO MUNICIPAL];
     
      2.3.4. Clique no ícone [+] e em  [NOVO TIPO DE SERVIÇO MUNICIPAL];
     
      2.3.5. Preencher formulário;
     
      2.3.6. Clicar em [SALVAR E FECHAR]:
     
     
     2.4. Configurar tipos de tributação municipal:
     
      2.4.1. Acessar módulo [OPÇÕES];
     
      2.4.2. Acessar submódulo [TABELAS DO SISTEMA];
     
      2.4.3. No grupo [TABELAS DE MÓDULOS ADICIONAIS] > [FATURAMENTO] , acessar [TIPOS DE TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL];
     
      2.4.4. Clicar no ícone [+] e em seguida  [NOVO TIPO DE TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL];
     
      2.4.5. Preencher formulário;
     
      2.3.6. Clicar em [SALVAR E FECHAR]:
     
     
     2.5. Configurar escritório associado:
     
      2.5.1. Acessar módulo [OPÇÕES];
     
      2.5.2. Acessar submódulo [ESCRITÓRIOS ASSOCIADOS];
     
      2.5.3. Localizar escritório e clicar no botão [+] e em [ALTERAR];
     
      2.5.4. Preencher dados do grupo [CONFIGURAÇÕES PARA EMITIR NOTAS FISCAIS];
     
      2.5.6. Clicar em [SALVAR E FECHAR]:
     
     Observação: As informações de serviço municipal e tributação municipal são concedidas pela contabilidade. Bem como as informações para preenchimento dos campos de configuração de NFS-e.
     
     
    3. Passos necessários para homologação:
     
     3.1. Criar obrigação a receber:
     
      3.1.1. Acessar módulo [FINANCEIRO] > submódulo [CONTAS A PAGAR E RECEBER];
     
      3.1.2. Clique no botão [+] em seguida [NOVA OBRIGAÇÃO A RECEBER];
     
      3.1.3. Preencher dados da obrigação;
     
      3.1.4. Clique em [SALVAR E FECHAR]:
     
     
     3.2. Gerar Pré-fatura:
     
      3.2.1. Acessar módulo [FATURAMENTO];
     
      3.2.2. Acessar submódulo [ITENS FATURÁVEIS];
     
      3.2.3. Selecionar [TIPO DE FATURA]: "Nota fiscal eletrônica";
     
      3.2.4. Selecionar [TIPO DE OBRIGAÇÃO]: "Obrigação a receber";
     
      3.2.5. Clicar no botão [PESQUISAR];
     
      3.2.6. Localizar item e clicar no botão [EDITAR PRÉ-FATURA]:
     
     
     3.3. Emitir NF-e/NFS-e
     
      3.3.1. Acessar módulo [FATURAMENTO];
     
      3.3.2. Acessar submódulo [EMISSÃO];
     
      3.3.3. Selecionar [TIPO DE FATURA]: "Nota fiscal eletrônica";
     
      3.3.4. Clicar no botão [PESQUISAR];
     
      3.3.5. Localizar item e clicar no botão [VISUALIZAR/EMITIR FATURA];
     
      3.3.6. Aguardar processamento e verificar se a nota foi gerada com sucesso...