As regras de atualização monetária servem como uma importante ferramenta que poupa o tempo do advogado, pois uma vez criada a regra com índices econômicos, juros e multa e vinculada aos valores das pastas, esses valores são corrigidos no tempo automaticamente, evitando a consulta manual por índices no site dos tribunais e cálculos paralelos em planilhas.
No entanto, antes de aplicar as regras de atualização monetária no Legal One, é necessário fazer pré-configurações no sistema, que podem ser feitos nesta ordem:
Primeiro: Criar/ Alterar uma regra de atualização monetária.
Segundo: Configurar a regra de atualização monetária, para isso siga o seguinte passo a passo:
1. Acesse o módulo OPÇÕES e clique no submódulo CONFIGURAÇÕES:
1.1. Encontre a seção "Configurações de atualização monetária" e clique no link "Agendador de atualizações de valores":
1.2. Leia atentamente as opções e marque as checkboxes que desejar para a atualização de valores, esse procedimento, após configurado, será realizado automaticamente:
Dica: Deixe marcadas as checkboxes de "Atualizar valores de regras de cobrança" e "Atualizar valores do financeiro".
1.3. Clique em [SALVAR E FECHAR]:
2. Agora, devemos configurar as atualizações de valores, para isso:
2.1. Acesse o módulo OPÇÕES e clique no submódulo CONFIGURAÇÕES:
2.2. Encontre a seção "Configurações de atualização monetária" e clique no link "Atualização de Valores":
2.3. Leia atentamente as opções e marque as checkboxes que achar necessárias:
Observações:
No primeiro campo, você indica ao sistema que ao trocar o status de um processo/recurso/incidente para um desses status "Suspenso", "Baixado" ou "Arquivado", a atualização monetária irá ser interrompida automaticamente, com a data final no dia da alteração de status.
No segundo campo, caso marcado, onde não tiver regra de atualização monetária, o sitema vai considerar o valor base. Sendo uma opção importante para os relatórios com base na atualização monetária.
No terceiro campo, de "ICMS-SP" é bem específico para São Paulo, é necessário verificar com o contador a necessidade ou não de preenchimento.
No quarto campo, marque o ano da forma como o escritório utiliza.
2.4. Clique em [SALVAR E FECHAR]: