1- A criação de WIDGETS permite que cada usuário crie indicadores para controle de informações de acordo com cada contexto em formato gráfico e acesso facilitado através dos painéis e da Home.
2- A criação de WIDGETS está disponível apenas no pacote Premium.
2.1- Realizada através do Relatório Genérico.
2.2- Para criar os gráficos, clique em [NOVO MODELO DE RELATÓRIO GENÉRICO] de qualquer contexto que o possua.
OBS: Recebimento de Horas Trabalhadas nos últimos 7 dias
3- Para o exemplo citado, clicar em “Novo modelo de relatório genérico de obrigações a receber”.
4- Em [Pesquisa] determine o período a ser filtrado:
4.1- [Pesquisa de classificações] > [Plano de contas] > [x]“Horas trabalhadas”
4.2- [Pesquisa de movimentos] > [Realizado em: Últimos 7 dias]
5- Em [Campos do relatório], selecione as colunas que farão parte da análise – no exemplo “Realizado em” e “Valor realizado”
6- Para que o gráfico seja gerado é preciso que:
6.1- Exista 1 opção “Agrupar campo” selecionado – no exemplo, agrupar por data
6.2- Exista 1 opção “Incluir operado de” selecionado – no exemplo, somar valores
6.3- O formato do relatório a ser gerado seja “XLS (Microsoft Excel)”
7- Caso esteja criando gráficos de informações “N” (onde se pode ter infinitos registros para apenas 1 pasta/contato) e precise limitar os resultados ou pesquisar por eles, utilize as opções “Exibir itens associados” e “Filtrar itens associados”.
7.1- No rodapé da tela, em “Gráfico”, marque a checkbox “Gerar gráficos”.
7.2- Clique em “Salvar e fechar”
8- Para gerar o gráfico e o relatório, localize o relatório que acabou de criar em “Modelos de relatórios” e clique no ícone

para gerar
8.1- Clique em “Gerar”
8.2- Para visualizar a planilha de dados, clique em “Download”
8.3- Para visualizar o gráfico, clique em no ícone
“Exibir gráfico” 
8.4- Ao clicar no ícone “Exibir gráfico”, será direcionado para a tela de visualização da lista
8.5- Clique no ícone de
[Visualizar] 
8.6- A primeira visualização será sem formatação, e para formatar, utilize [Opções do gráfico]
9- Ao finalizar a configuração, clique em “Criar novo modelo de relatório (widget de gráfico)” localizado no canto inferior direito da tela.
10- O usuário será direcionado à tela de últimas configurações e, nesse momento será necessário definir o local em que o Widget será inserido e renomear o widget. Em “Opções do widget” será necessário definir se o widget será exibido apenas no painel do contexto e/ou também na home do sistema.
11- Sem a marcação “Visualizar gráfico (widget) na home” o widget somente será visualizado no painel do módulo em questão.
12- Após realizar as definições, clique em [Salvar e fechar]
13- O widget ficará disponível no painel em que for definida sua visualização
14 - E poderá ser visualizado no painel
15 - A cada inclusão de dados, o widget será automaticamente atualizado a cada atualização da home/painel do módulo (através de F5 ou acesso a home/painel)