Aguarde...
  

    Como cadastrar/alterar/excluir uma pasta de processo/recurso/incidente?

    Acesse o módulo PROCESSOS e clique no submódulo PASTAS: 

     

    Ao lado direito da página, clique no ícone [+Adicionar] e selecione a opção "Novo processo", "Novo recurso" ou "Novo incidente", iremos criar um novo processo

     

    Preencha os campos pedidos, e lembre-se que apenas os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório. 

     "Escritório de Origem" é o escritório central que recebe as publicações, por exemplo, e "Escritório Responsável" pode ser uma filial ou algum terceirizado que trabalhará efetivamente na ação. Caso sejam o mesmo, não há problema na repetição;
     
     Em "Negociação do contrato de honorário" você pode vincular o processo a um contrato de honorário já cadastrado no sistema;
     
     Em "Tipo" você deverá escolher se o processo é judicial ou administrativo; 
     
    Para ativar os monitoramentos do processo (Publicações, andamentos e/ou dados), insira o número do processo, clique em "Monitorar": 
     
    Clique na seta ao lado de "Dados complementares" para inserir novos dados: 
     
    Insira as informações necessárias para o escritório: 
     
    É possível cadastrar o Objeto (causa de pedir), os Pedidos (um a um) e o Valores envolvidos na ação. 
     
    Continue inserindo as informações necessárias para escritório.
     
    Caso o Site do Advogado seja utilizado, será possível vincular a pasta que está sendo cadastrada a um Contato já cadastrado anteriormente.
     
    Este contato, possuindo o login e senha criados, poderá acessar o site do escritório, logar e visualizar informações sobre suas pastas. 
     
    Ao final clique em [SALVAR]/[SALVAR E NOVO]: 
     
    Criando uma pasta de Recurso ou Incidente: 
     
    Ao lado direito da página, clique no ícone [+Adicionar] e selecione a opção "Novo recurso" ou "Novo incidente", iremos criar um novo Recurso: 
     
    Ao clicar no item de menu “Novo recurso”, será aberto o formulário de inclusão de recurso: 

    Após preencher o vínculo no campo “Vinculado a”, a nomenclatura da pasta (prefixo e número) e o cliente serão preenchidos automaticamente.

    Ao clicar na opção “Preencher campos de acordo com o vínculo” alguns campos serão preenchidos de acordo com o item vinculado, sendo que se algum dos campos já tiver sido sugerido anteriormente, após clicar neste botão o preenchimento de acordo com o vínculo irá sobrepor a sugestão anterior. Os campos que serão preenchidos por esta opção terão o conteúdo exatamente igual ao do vínculo ou uma variação do conteúdo do vínculo (campo Pasta). São eles:
    • Escritório responsável;
    • Pasta: ao escolher o vínculo, este campo será automaticamente preenchido mesmo antes de clicar em “Preencher campos de acordo com o vínculo”. Será sugerido o número da pasta do Processo (da hierarquia do vínculo, ou seja, não necessariamente o vínculo direto do recurso), barra, três dígitos sequenciais de todos os filhos, netos, bisnetos, etc. daquele processo. Exemplo: Proc – 0000002/003.
    Este comportamento não ocorrerá se na configuração “Nomenclatura da pasta de processo”, a opção de configuração que permite, nas pastas de recursos e incidentes, usar o número da pasta de processo de origem mais um sequencial de 3 dígitos para estas pastas (exemplo: Proc –0000002/003) não estiver selecionada. Se essa opção de configuração não estiver selecionada, este campo não será preenchido quando clicar na opção “Preencher campos de acordo com o vínculo”.
    Não será possível salvar a pasta se outro cadastro de pasta (processo, recurso, incidente, serviço ou contrato de honorário) tiver nome idêntico.
    • Tipo;
    • Justiça;
    • Nome do cliente principal (cliente obrigatório);
    • Nome e posição do responsável principal (responsável obrigatório);
    • Nome do contrário principal (contrário obrigatório);
    • Nome do advogado contrário principal;
    • Nome, valor do pedido e observações dos pedidos;
    • Classificações financeiras (inclusive áreas e projetos rateados se houver).
    Se a opção “Preencher campos de acordo com o vínculo” não tiver sido clicada, os campos poderão apresentar sugestões por padrão do sistema. Ao clicar na opção, essas sugestões serão substituídas pelo conteúdo do vínculo.
    No campo “Escritório responsável” será sugerida a área principal do usuário logado e caso ela não aloque dados, a primeira área acima na hierarquia da sua área principal que aloque dados. Se não existir, não será sugerida nenhuma área.
     
    Notas: com relação aos campos de números do processo e à opção “Capturar dados da capa” ficam as mesmas observações feitas no formulário de inclusão de processo descrito no tópico acima.
    Caso campos já tenham sido preenchidos pela opção ”Preencher campos de acordo com o vínculo”, e logo em seguida seja usada a opção “Capturar dados da capa”, o conteúdo será substituído pelo dado retornado pela capa, ou seja, o que vem da capa sempre sobrepõe as informações já inseridas nos campos, independente da origem destas informações 
     
    No grupo “Dados complementares”, o campo “Instância (CNJ)” ficará desabilitado até que a “Justiça (CNJ)” seja selecionada. A instância será usada no mapa de desdobramento onde se visualiza a pasta com seus relacionamentos dentro da seção “Vínculos”.
     

    No grupo “Clientes”, no campo “Nome” será sugerido o contratante principal do contrato de honorário caso alguma negociação do contrato de honorário tenha sido selecionada anteriormente no início do formulário e será permitido alterar.

    No grupo “Responsáveis”, no campo “Nome” será, por padrão, sugerido o usuário logado e só serão listados neste campo os usuários ativos do sistema.

    Caso a posição selecionada para o cliente seja do tipo “Terceiro”, os grupos “Contrários” e “Advogados contrários” ficarão desabilitados. 

    No grupo “Outros envolvidos”, também só será possível que o mesmo contato seja adicionado mais de uma vez desde que a posição seja diferente. Aplicam-se as mesmas observações descritas anteriormente no formulário de inclusão de processo.

    No grupo “Vínculos” poderão ser vinculadas somente pastas de processos e serviços à pasta que está sendo cadastrada. Não será possível salvar o formulário se um processo ou serviço estiver vinculado mais de uma vez a esta, pois uma pasta poderá ser vínculo de várias pastas, mas uma única vez em cada pasta.

    No grupo “Objetos” é necessário que a “natureza” esteja selecionada para que o campo “nome” fique habilitado, sendo possível a inclusão dos “nomes” desejados, através das “tabelas do sistema” (maiores informações consulte o Manual Tabelas do Sistema). 

    O campo observações é de texto livre, a critério do usuário.

    No grupo “Pedidos” é possível inserir os pedidos da ação e suas especificidades como probabilidade atual, valores pedido, provisionado deferido, situação, data do pedido, data de julgamento e observações. Esses dados favorecem a probabilidade de perda por pedido, o que diferencia-se da probabilidade de perda da ação.

    No grupo “Valores” é possível adicionar os seguintes valores: “valor da causa”, “valor de honorários”, “valor do acordo ou da condenação”.

    No grupo “Classificações financeiras” pode-se selecionar a área do escritório responsável pelo processo enquanto classificação financeira e o projeto. A área selecionada neste campo será sugerida no formulário de inclusão de uma solicitação de gasto dentro da seção de “Gastos”, ou seja, será a área responsável pelos gastos do processo. 

    No campo “Projeto” serão listadas somente as categorias de projeto configuradas para serem exibidas em obrigações do tipo a pagar e a receber. Quando o projeto somente for configurado para ser exibida em obrigações do tipo a pagar ou a receber, este projeto não será listado neste campo. 

    Na solicitação de gasto do processo, se houver classificações financeiras definidas para o processo, os campos de área e/ou projeto ficarão desabilitados.

    No grupo “Previsão e Resultado” encontram-se campos para inserir dados do processo relevantes para análise econômica, tais como a contingência do processo (passiva, ativa ou sem contingência), a probabilidade atual de perda ou êxito na demanda, o risco, o resultado, as datas do resultado, do encerramento ou da baixa. Além disso, há um campo texto livre para a descrição do motivo do encerramento, o qual é habilitado a partir do momento em que o campo “Data do encerramento” é preenchido.

    Ao final da tela, temos o grupo “site do Advogado”, através do qual é possível disponibilizar informações do processo no referido site, desde que o usuário tenha contratado o serviço. Para maiores informações a respeito, leia o manual “Integração com o Site do Advogado”.

    O campo “Observações” é de texto livre para anotações que o usuário entender pertinente à pasta cadastrada.

    Ao clicar no item de menu “Novo incidente”, será aberto o formulário de inclusão de incidente: 

     

    Os campos do formulário de inclusão de incidente são muito semelhantes aos do formulário de recurso e se aplicam as mesmas observações.