Aguarde...
  

    O que é o plano de contas e como estruturá-lo?

    O plano de contas reflete a estrutura financeira do escritório, desmembrado em categorias. A primeira categoria é caracterizada pela Receita Operacional Bruta (somatório de todas as entradas) e uma das últimas categorias é o Saldo (resultado líquido).
     
    Este plano já vem configurado por padrão dentro do Legal One, porém, é possível alterá-lo, acrescentando ou excluindo categorias, de acordo com a necessidade do escritório.
     
    • • •  Para configurar o plano de contas:
     
    1. Acesse o módulo OPÇÕES, submódulo TABELAS DO SISTEMA
     

    1.2. No grupo TABELAS DO FINANCEIRO, clique em 'Plano de contas': 

     
    1.3. Será aberto o plano de contas estruturado por padrão pelo Legal One: 
     
    2. Para alterar ou excluir uma categoria, arraste a tela para o lado direito, clique no ícone [...] e em "Alterar" ou "Excluir": 
     
    3. Para incluir uma nova categoria, clique no ícone [+] e em 'Nova categoria do plano de contas': 

    3.1. Preencha os campos necessários e clique em [SALVAR E FECHAR]
     
    OBS: No campo "Categoria pai" são listadas as categorias do plano de contas já cadastradas que permitam o cadastro de filhos, ou seja, que sejam do tipo 'Sintética' e que não somem suas irmãs. Se nenhuma categoria for selecionada neste campo, a nova categoria fará parte do nível 1 da árvore (raiz).
     
    OBS: No campo "Tipo de categoria" há duas opções de seleção para definir se a categoria do plano de contas poderá ou não ser pai de outra categoria. Somente categorias do plano de contas do tipo sintética poderão ser pai de outras categorias. As categorias analíticas não poderão ter filhos.
     
    OBS: Se a opção 'Sintética' for selecionada, poderá ser marcada a checkbox '[x] Somar irmãs'. Por padrão, as categorias sintéticas somam e exibem a soma dos valores de seus filhos.
     
    OBS: Após selecionar a checkbox '[x] Somar irmãs', ficará habilitado o grupo CATEGORIAS SOMADAS para seleção de categorias irmãs a serem somadas. Ao menos duas categorias irmãs devem estar selecionadas.
     
    OBS: No campo EXIBIR NA há duas checkbox que definem em que tipo de visão (Econômica e Financeira) das análises do plano de contas a categoria será visualizada. Por padrão, as duas checkbox virão selecionadas.
     
    OBS: A checkbox '[x] Visualizar na seção gastos' ficará habilitado somente se a checkbox '[x] A pagar' estiver selecionada. Por padrão, virá selecionada. Esta configuração define quais categorias serão visualizadas na seção GASTOS dos módulos PROCESSOSSERVIÇOS e CONTRATOS. Ao salvar a categoria, esta configuração também deverá estar selecionada na categoria pai, ou seja, um filho só pode ser visualizado na seção GASTOS se o pai puder ser visualizado.