Aguarde...
  

    Como alterar classificações rateadas de uma obrigação

    1- A alteração das classificações rateadas de uma obrigação poderá ser feita da seguinte forma:
     
    1.1-  Através do formulário de alteração da obrigação: 
     
    2- Quando a classificação cuja Unidade de custeio que possui a configuração de rateio for alterada, as suas alterações serão replicadas às subclassificações automáticas do rateio, pois elas são um espelho da classificação inicial, ou seja, os campos que são calculados terão seu valor recalculado.
     
    3- É possível adicionar classificações somente no formulário de alteração da obrigação, porque quando é adicionada uma classificação necessariamente é preciso recalcular os valores (valor bruto da obrigação e valor a classificar das classificações) para que sejam equivalentes, o que só pode ser feito através do formulário da obrigação. Na seção “Classificações” não será possível, então, adicionar classificações.
     
    4- Ao clicar no ícone da calculadora após alterar um valor ou percentual, ou excluir uma das classificações, os campos “Valor a classificar” e “Percentual %” serão preenchidos com o valor restante a classificar. Lembrando que a calculadora preenche os campos de valor a classificar e percentuais das classificações inseridas manualmente. Somente estes valores serão validados com o valor bruto da obrigação ao salvar o formulário. O valor/percentual das classificações automáticas devem totalizar o valor a classificar da classificação a partir da qual foram geradas e sempre são calculadas com base neste valor apenas.
     
    5- No formulário de alteração, se o check “Reembolsável” for desmarcado em apenas uma ou algumas das classificações, apenas as classificações que estiverem selecionadas como reembolsáveis ao salvar o formulário serão visualizadas no módulo adicional Faturamento. As classificações que não forem reembolsáveis deixam de ser exibidas no submódulo “Itens faturáveis”.
     
    6- As classificações de obrigações a pagar nas quais foram selecionadas a U.C. com rateio configurado não exibem o grupo de “Reembolso”, pois somente as classificações automáticas podem ser faturadas.
     
    7- Após uma classificação fazer parte de uma fatura ela não poderá mais ser alterada ou excluída, conforme explicado no Manual Novajus - Faturamento.
     
    8- Poderão ser adicionadas várias classificações clicando em “Adicionar classificações (rateio)” no formulário de alteração de uma obrigação, desde que ao salvar o valor bruto da obrigação seja equivalente à soma das classificações, conforme já explicado.
     
    9- A primeira classificação não poderá ser excluída, as demais terão um ícone de exclusão do lado direito e poderão ser excluídas normalmente. Não será possível salvar o formulário caso sejam excluídas classificações sem recalcular os valores das classificações. Para recalcular os valores é preciso clicar no ícone da calculadora