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    Perfis de faturamento (CP-PRO)

    1 - No menu FERRAMENTAS, clicar em MANUTENÇÃO;
    1.1 - No campo FINANCEIRO, encontra-se o PERFIL DE FATURAMENTO, onde será possível criar quantos perfis de faturamento forem necessários.
     
    2- Há três tipos de perfis de faturamento:
    2.1-Perfil de Nota Fiscal; 
    2.2- Perfil de Nota de Débito; 
    2.3-Perfil de Nota de Crédito.
     
     
    OBS: Uma relevante diferença entre eles é que no Perfil de Nota Fiscal há opção de selecionar perfil tributário e nos demais não.
     
     
     
    Dados dos Perfis:
    *Descrição: É nome do perfil e o indicado é que possua palavras que possam identificar os demais dados do perfil, pois na lista de perfis somente o nome é visualizado e para que possam ser selecionados sem que se tenha que acessá-los na sua integralidade a descrição deve identificar quais dados ele possui;
     
    Tipo de Fatura:
    3- Há 3 tipos:
    3.1- Nota Fiscal;
    3.2- Nota de Débito;
    3.3- Nota de Crédito.
    *Perfis diferentes poderão ser selecionados em um mesmo cliente ou escritório para tipos de faturas diferentes;
     
    Perfil Tributário: Este campo só ficará disponível se o tipo da fatura for Nota Fiscal, pois as Notas de Débito e de Crédito são documentos sem fins fiscais;
     
    Nº de Parcelas: Normalmente este campo será preenchido com o número 1, pois o usual é que mesmo para os clientes que pagam mensalmente, ou que tiveram um parcelamento combinado, que cada parcela seja faturada individualmente e mensalmente;
     
    Dia de Vencimento: É a data de vencimento da(s) parcela(s). É recomendado que o Escritório já defina previamente 2 ou 3 datas para recebimento de maneira que os contratos de honorários já obedeçam estas datas. Esta definição prévia facilita também o controle de fluxo de caixa;
     
    Periodicidade: Caso tenham sido selecionadas mais de uma parcela será possível definir se a periodicidade é mensal, ou seja, de 30 em 30 dias, ou não. Por exemplo, se será um recebimento bimestral, de 60 em 60 dias;
     
    Forma de Pagamento: É a forma de pagamento acordada para a(s) parcela(s) da fatura, caso a forma “Boleto” seja selecionada, necessariamente tem que haver uma data para seu vencimento;
     
    Gerar Fatura com Vencimento: Se a forma de pagamento selecionada foi “Boleto” este campo ficará desabilitado e já selecionado, mas se for outra forma de pagamento será possível definir que o recebimento será por contra apresentação , sem data de vencimento pré-definida.
     
    Calcular Tributo para Movimento de Gasto: Se o tipo da fatura for nota de débito ou de crédito este campo virá desabilitado, já que não será possível selecionar o perfil de tributos, mas se o tipo da fatura for nota fiscal será possível definir que tanto no faturamento de honorários quanto de gastos reembolsáveis haverá o cálculo de tributos;
     
    Plano de Contas (DRE): É a definição da categoria que a(s) parcela(s) da fatura será(ão) classificada(s). Esta categoria nunca será usada no faturamento de receitas, pois serão usadas as categorias dos itens que comporão a fatura. Esta categoria será usada somente no caso de faturamento de gastos onde pelo menos um dos movimentos faturados tiver uma classificação de uma categoria do DRE que for do tipo Gasto apenas, se todos os movimentos forem do tipo Receita/Gasto, o que é o recomendado, serão as categorias dos movimentos que serão usadas na(s) parcela(s) da fatura;