OBJETIVO:
Centralizar as informações extraídas dos Diários Oficiais, proporcionando agilidade ao processo de leitura e tomada de providências, otimizando assim, a rotina do escritório e diminuindo o risco de perdas de prazos.
PROPOSTA DE VALOR:
Garantir a redução de tempo no processo de leitura, trazendo as publicações para um só local e permitindo que sejam alteradas conforme a necessidade. Com o novo módulo, os usuários serão capazes, não somente de visualizar, mas executar atividades rotineiras relacionadas a cada publicação, como criação de “Compromissos” e “Tarefas”, por exemplo.
O novo módulo foi desenvolvido a partir de uma tecnologia moderna com um visual atrativo que valoriza a experiência do usuário.
O QUE FOI FEITO?
Foi criado um módulo nomeado “Publicações” onde os usuários serão capazes de visualizar todas as publicações recebidas a partir do Datacloud Diários Oficiais, de forma centralizada.
É permitido ao usuário:
-
Marcar como Lido/Não lido;
-
Marcar a publicação como: Tratada/Não tratada/Tratada sem providências;
-
Gerar Compromisso/Tarefa a partir da publicação;
-
Criar nova pasta pasta a partir da publicação;
-
Descartar as publicações dos vínculos;
-
Aplicar Filtros
VISUALIZAÇÃO:
A estrutura de leitura permite que os usuários visualizem o resultado da pesquisa e realizem a leitura de forma fácil e rápida.
MARCAÇÃO DE LIDO/NÃO LIDO:
Por padrão, todas as publicações virão como “Não Lidas”, assim que o usuário clicar para realizar a leitura, o sistema indicará a publicação como “Lida”, porém, seu status de leitura poderá ser alterado. Vale também ressaltar que esse status de leitura é por usuário.
TRATAMENTO DAS PUBLICAÇÕES:
O tratamento é um conjunto de novas ações inseridas no módulo com intuito de permitir a marcação das publicações, conforme a análise realizada.
Diferente da simples ação de leitura, é importante que o usuário indique quando algum ajuste “especial” foi praticado.
Dessa forma, foram inseridos os seguintes status de tratamento:
-
Tratado;
-
Não tratado;
-
Tratado sem providências.
Automaticamente, todas as publicações virão como “Não tratadas”, e será exibido um indicador na lista de resultado para identificação.
É possível monitorar qual o último usuário realizou a alteração de status diretamente na tela de leitura.
AÇÕES:
Criar compromisso/tarefa:
Através da leitura da publicação é possível criar “Compromisso” e “Tarefa” assim como é feito através da seção “Gerou” dentro da pasta. Esta opção, quando selecionada, direciona o usuário para a pasta de “Processo” ou “Contato”, relacionada a publicação.
Criar nova pasta:
Através da leitura da publicação é possível também criar uma nova pasta de processo/ recurso/ incidente.
Além do mais, também é possível “Descartar” a publicação dos vínculos. Neste caso, a funcionalidade é aplicada da mesma forma que a opção “Descartar” da seção “Andamentos”.
FILTROS:
Foi incluído um grupo de filtros que permitem uma busca mais singular das publicações. Ao acessar, o usuário deverá clicar no ícone indicado abaixo, para que o filtro seja exibido.
-
Os campos do filtro são:
-
Data: Será possível pesquisar até os últimos 15 dias;
-
Status de Leitura: Lido/Não lido;
-
Status de tratamento: Tratado, Não Tratado e Tratado sem providências;
-
Recorte/Ocorrência: Buscar apenas recortes ou ocorrências;
-
Órgão: Pesquisar pelo “Diário”.
-
Área (Responsável): Buscar pelas áreas existentes;
-
Responsável: Buscar pelos usuários responsáveis;
-
Origem: Processo ou Contato;
-
Tipo: Processo, Recurso ou Indicente.
CONTROLE DE ACESSO:
-
Foi inserida uma ação “Acessar módulo Publicações” no “Controle de Acesso” do sistema. Usuários que possuem esta ação concedida, terão acesso ao módulo.
-
Uma vez que o usuário tenha acesso ao módulo, todas as publicações vinculadas a “Processos”, “Recursos”, “Incidentes” ou “Contatos”, aos quais ele possui permissão de “Visualizar”, serão exibidas, independentemente de possuir ou não permissão de “Visualizar” na seção “Andamentos”;
-
Para criar “Compromissos” ou “Tarefas” a partir das publicações, os usuários precisarão ter as permissões apropriadas nos módulos de destino – Exemplo: Se o usuário precisar criar um “Compromissos” vinculado a um “Contato” a partir do módulo de “Publicações”, ele precisará ter permissões no módulo de “Contatos”.
-
Por padrão, os usuários terão o direito de acesso ao módulo de “Publicações” concedido após o lançamento.
REGRAS E RESTRIÇÕES:
-
Independente de quantos vínculos existam para a publicação, ela será exibida apenas uma vez na listagem, neste caso, se a publicação estiver vinculada apenas a um “Contato”, o nome deste será exibido. Se ela também estiver vinculada a um “Caso”, serão exibidos os dados do “Processo”, “Recurso”, “Incidente” ao qual está vinculada.
-
Publicações que não estiverem vinculadas a um “Processo”, “Recurso”, “Incidente” ou “Contato”, não serão exibidas na listagem de publicações. Publicações capturadas pelo Datacloud sempre são vinculadas a estes itens.
-
Com relação a auditoria, todos os “Compromissos” e “Tarefas” gerados a partir de publicações visualizadas no módulo, serão auditados normalmente.
-
Todas as ações executadas no módulo de “Publicações” são refletidas nos demais módulos, se aplicável, reciprocamente. –
-
Exemplo: Uma publicação vinculada apenas a um “Contato”, que é descartada no módulo “Contatos”, deixará de ser exibida no módulo de “Processos”, bem como, “Compromissos” criados com base em uma publicação, no módulo de “Publicações”, serão exibidos no módulo “Agenda” e demais módulos, se aplicável.
Fonte: LatAm Legal Product