Proposta de valor
Oferece maior segurança na gestão das atividades do escritório, principalmente para prazos processuais, reduzindo riscos de perdas financeiras, aumentando a produtividade e permitindo auditoria completa de alterações críticas.
Objetivo
A gestão de reagendamentos permite à controladoria jurídica configurar regras personalizadas para alterações de prazos e audiências. Quando as condições definidas são atendidas, as modificações solicitadas passam por um fluxo de aprovação antes de serem efetivadas no sistema, garantindo maior segurança, controle e rastreabilidade das informações processuais.
Passo a passo
Esta configuração permite ativar ou desativar a necessidade de aprovação para alterações em compromissos e tarefas.
Acessando a configuração
1. No menu superior, clique em "Opções" e selecione "Configurações".
2. Na tela de "Configurações", navegue até "Configurações de Agenda" e clique na nova opção: "Gestão de reagendamentos".
Ativando a funcionalidade:
1. Ao abrir a tela de configuração, será possível ativar/desativar a Gestão de Reagendamentos a partir da caixa de seleção.
1.1 Quando marcada, serão exibidos campos para criação de regras e condições relacionadas à gestão de reagendamentos, estas condições:
1.2 Será possível criar até 5 regras personalizadas para definir quando uma solicitação de aprovação será exigida.
1.3 Para cada regra, é possível definir:
1.3.1 Título da Regra: Um nome para facilitar a identificação (ex: "Prazos de Processos Cíveis").
1.3.2 Condições: Defina os critérios que a atividade deve atender para que a regra seja aplicada. As condições disponíveis são:
1.3.2.1 Se o campo Tipo for: Selecione um ou mais tipos de atividades (ex: "Petição Inicial", "Prazo Fatal")
1.3.2.2 Se o Escritório responsável for: Selecione um ou vários escritórios
1.3.3 Aprovador: Define a quem deverá ser direcionada a solicitação de aprovação da alteração realizada pelo usuário. Neste momento, a aprovação poderá ser direcionada apenas para o usuário que cadastrou a atividade
1.3.4 Aprovador Secundário: Defina um usuário que se tornará o aprovador caso a atividade tenha sido criada por um usuário inativo ou gerada automaticamente pelo sistema. Isso garante que nenhuma solicitação fique sem um responsável por aprová-la.
Importante:
1. É possível combinar as duas condições (critério "E"), exigindo que ambas sejam atendidas.
2. Se mais de uma opção for selecionada na mesma condição (Ex.: dois tipos) o critério entre estes tipos será “OU”.
3. Se houver um conflito (uma atividade atender a mais de uma regra), o sistema aplicará a primeira regra da lista que tiver suas condições atendidas.
o Ao marcar e salvar as configurações, a funcionalidade de gestão de reagendamento será ativada.
o Ao desmarcar e salvar, a funcionalidade de gestão de reagendamento será desativada.
2. Quando a Gestão de reagendamentos estiver ativa, as alterações em campos específicos* de compromissos e tarefas dependerão de aprovação adicional quando atender pelo menos uma regra aplicada nas configurações.
*Os campos considerados na alteração da atividade são:
o Tipo;
o Data de disponibilização;
o Data de publicação;
o Prazo;
o Tipo de contagem de prazo;
o Início previsto/efetivo;
o Conclusão prevista; e
o Prazo fatal.
2) Utilização da Gestão de reagendamentos
Quando a "Gestão de reagendamentos" está ativada nas configurações, siga as instruções abaixo para utilizar a funcionalidade.
Realizando uma alteração que gera solicitação:
1. Acesse um compromisso ou tarefa existente para edição.
1.1 Ao acessar na edição, os campos que podem gerar uma solicitação de reagendamentos exibirão um texto informativo indicando que estes campos estão sujeitos a aprovação de alteração, ou seja, caso alterados e atender uma regra configurada, o sistema irá criar uma solicitação de reagendamento.
2. Altere pelo menos um dos seguintes campos: Tipo, Data de disponibilização, Data de publicação, Prazo, Tipo de contagem de prazo, Início previsto, Conclusão prevista, Prazo fatal (Somente para tarefas).
3. Ao salvar a alteração, o sistema validará se o usuário logado é um administrador do sistema ou é o usuário responsável pelo cadastro do compromisso/tarefa alterado.
Obs: Se o usuário não for um administrador e nem for o usuário que cadastrou o compromisso/tarefa, a alteração necessitará de aprovação adicional.
4. Quando o sistema detectar que a alteração necessita de aprovação adicional, será solicitado ao usuário que informe um motivo para o reagendamento.
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Campo "Motivo": É obrigatório informar uma justificativa para a alteração. Ex: "Adiar entrega devido à espera de informações do cliente."
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Botões:
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Cancelar: Fecha a tela e retorna à edição da atividade sem criar a solicitação; a atividade não é alterada
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Solicitar: Será habilitado quando o campo ‘Motivo’ for preenchido com pelo menos 3 caracteres. Ao acionar, o sistema cria uma 'Solicitação de reagendamento' e fecha o formulário de edição da atividade. Note que, as alterações realizadas pelo usuário neste momento, não são aplicadas.
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Criação de solicitação de reagendamento:
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Ao criar uma solicitação o usuário alterador será classificado como 'Solicitante da alteração', o usuário que cadastrou a atividade será classificado como 'Aprovador'.
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A atividade original permanece inalterada até que a solicitação seja aprovada.
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Quando campos que não dependem de aprovação adicional forem alterados em conjunto com campos que dependem de aprovação adicional, a alteração de todos os campos ficará condicionada à aprovação da solicitação.
5. Ao acessar a edição de um compromisso/tarefa que possua uma solicitação de reagendamento pendente, o sistema irá desabilitar a alteração dos campos que estejam pendentes de aprovação, no entanto, será possível alterar os campos que não estão no grupo de campos que precisem gerar solicitações de reagendamentos, tanto pelos formulários de alteração de compromissos ou tarefas quanto nas diferentes seções relacionadas à atividades (Por exemplo: vínculos, envolvidos, observações etc.)
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Nenhum usuário poderá alterar estes campos até que a solicitação de reagendamento seja aprovada ou recusada.
Acessando o novo submódulo ‘Solicitações de reagendamento’:
1. No menu de navegação principal, vá em "Agenda".
2. Clique no novo submódulo "Solicitações de reagendamento" para ser direcionado para a tabela de solicitações.
Obs: O acesso ao submódulo considera permissões de acessos específicas atreladas à gestão de reagendamentos.
Gerenciando solicitações:
1. Filtros:
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Status da Solicitação (abas):
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Pendentes: quando selecionada, a tabela exibe apenas solicitações com status ‘aprovada’.
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Aprovadas: quando selecionada, a tabela exibe apenas solicitações com status ‘aprovada’.
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Recusadas: quando selecionada, a tabela exibe apenas solicitações com status ‘recusada’.
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Aprovador: Permite filtrar por um ou mais aprovadores, a partir do nome do usuário. Por padrão, o usuário logado virá selecionado. Somente usuários administradores podem editar este campo para pesquisar por outros usuários aprovadores. Ou seja, usuários não administradores somente podem aprovar pendências direcionadas a si mesmos.
2. Tabela de Solicitaçõesexibe as solicitações conforme os filtros acima, com as seguintes colunas:
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Status da solicitação Pendente, Aprovada ou Recusada.
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Solicitante da alteração nome do usuário que solicitou a alteração.
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Data da solicitação data e hora da criação da solicitação (ordenada da mais recente para a mais antiga por padrão).
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Descrição da atividade descrição da atividade original. Este campo é um link para a ficha da atividade.
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Aprovador nome do usuário responsável por aprovar.
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Motivo da solicitação conteúdo do campo ‘Motivo’ informado pelo usuário solicitante da alteração.
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Vínculos da atividade Vínculos da atividade que originou a solicitação.
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Ações
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Para solicitações Pendentes, um botão "Mais ações" estará disponível, permitindo Aprovar/Recusar a solicitação.
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Para solicitações Aprovadas ou Recusadas, o botão de ações exibirá um ícone de cadeado (ação não mais disponível).
Aprovando/recusando solicitações:
1. Para aprovar ou recusar uma solicitação, é necessário que a solicitação tenha status pendente e que o seu usuário seja o aprovador da solicitação ou administrador do sistema.
1.1 Aprovar: ao clicar em ‘Aprovar’ o sistema valida se o usuário logado é o aprovador da solicitação ou administrador do sistema. Em caso positivo, a alteração proposta é aplicada à atividade original. Os dados existentes na atividade no momento da aprovação, solicitação serão sobrepostos pelos dados da alteração.
1.2 Recusar: ao clicar em ‘Recusar’, o sistema valida se o usuário logado é o aprovador da solicitação ou administrador do sistema. Em caso positivo, exibe a tela abaixo para informar o motivo de "Recusar solicitação de alteração".
1.2.1 Campo "Motivo": É obrigatório informar uma justificativa para recusar a solicitação. Ex: "Alteração negada por diretrizes internas."
1.2.2 Botões:
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Cancelar: Fecha a janela do “Motivo da recusa” e a solicitação continua com status pendente.
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Recusar: Será habilitado quando o campo ‘Motivo’ for preenchido com pelo menos 3 caracteres. Ao acionar, a solicitação em questão é recusada.
Visualizando detalhes de uma solicitação específica (Ficha da solicitação):
1. Na tabela de solicitações, clique sobre uma linha para abrir a ficha de visualização detalhada daquela solicitação.
2. Na ficha da solicitação o sistema exibirá:
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Cabeçalho:
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Informações da solicitação: Status, Data, Solicitante, Aprovador.
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Informações da atividade originária: Link Detalhes da atividade (abre uma nova aba com a ficha da atividade) e Link "Ver resumo" (abre um painel lateral com um resumo das informações da atividade)
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Aba "Alterações"
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Motivo da solicitação: justificativa do solicitante.
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Motivo da recusa: justificativa do aprovador (visível apenas se a solicitação foi recusada).
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Tabela de alterações: quando a solicitação possui status pendente ou recusada, o sistema exibe as colunas abaixo
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Campo a ser alterado: nome do campo (Ex: Prazo fatal).
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Conteúdo atual: valor original do campo com a fonte em vermelho).
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Alteração proposta: novo valor sugerido com a fonte em verde).
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Botões "Recusar" e "Aprovar":
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Funcionam como na tabela de solicitações, descrito acima. Serão exibidos apenas para solicitações com status Pendente’.
3) Comportamento quando a configuração estiver desativada
Se a caixa de seleção "Ativar a gestão de reagendamentos" estiver desmarcada nas configurações:
1. Qualquer alteração nos campos de compromissos e tarefas será aplicada diretamente, sem a exibição do motivo para "Solicitação de reagendamento" e sem necessidade de aprovação.
2. As solicitações de reagendamento que já foram aprovadas ou recusadas anteriormente permanecerão no sistema para consulta, mas novas solicitações não serão geradas.
4) Visualização de uma atividade que possua uma solicitação de reagendamento pendente
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Nas diferentes visualizações de compromissos e tarefas será possível visualizar uma alerta visual relacionada a compromissos e tarefas que possuam alguma solicitação de alteração pendente, isto focado em informar aos usuários que esse compromisso ou tarefa pode ter alguma alteração dentro dos campos previamente descritos.
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Esta alerta é exibida dentro da visualização de compromissos e tarefas tanto barra lateral de visualização rápida da atividade.
Regras e restrições
1. Configuração
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Após ativar a configuração de "Gestão de reagendamentos", para desativá-la é necessário que todas as solicitações pendentes sejam primeiro aprovadas ou recusadas.
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Caso a configuração de "Gestão de reagendamentos" seja desativada, o sistema ocultará as regras previamente configuradas e caso ativada novamente o sistema exibirá as regras salvas anteriormente, isto com o objetivo de não precisar iniciar a configuração de reagendamentos do zero.
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Compromissos e tarefas cadastrados por usuários que se encontram inativos, irão ter como aprovador da solicitação caso alterados ao aprovador secundário da regra atendida na configuração de "Gestão de reagendamentos"
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Compromissos e tarefas gerados automaticamente, irão ter como aprovador da solicitação caso alterados ao aprovador secundário da regra atendida na configuração de "Gestão de reagendamentos"
2. Geração de Solicitações (quando a gestão de reagendamentos está ativa):
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Uma solicitação de reagendamento é gerada se:
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A "Gestão de reagendamentos" estiver ativa.
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Um dos campos monitorados (Tipo, Data de disponibilização etc.) for alterado.
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O usuário que realiza a alteração NÃO é um administrador do sistema.
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O usuário que realiza a alteração NÃO é o mesmo usuário que cadastrou a atividade.
3. Cenários de exceção:
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Não será possível gerar solicitação de reagendamento em alterações na série de uma atividade recorrente.
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Não será possível gerar solicitação de reagendamento em alterações na série de uma atividade recorrente.
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Caso a configuração de "Gestão de reagendamentos" estiver ativa, não será possível adicionar uma recorrência na alteração de uma atividade, não entanto, esta poderá ser criada no cadastro do compromisso/tarefa.
4. Aprovação e Recusa:
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O aprovador padrão de uma solicitação é o usuário que cadastrou originalmente a atividade.
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Para aprovar uma solicitação, o usuário precisa possuir a permissão “Alterar compromisso” ou “Alterar tarefa” concedido.
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O aprovador secundário de uma solicitação é o usuário que foi configurado na regra atendida ao gerar a solicitação.
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O aprovador secundário não é um co-aprovador da solicitação de reagendamento, ou seja, a pendência somente é direcionada para o aprovador secundário, na falta do usuário que cadastrou.
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Usuários não administradores só podem aprovar ou recusar solicitações nas quais eles são o aprovador designado.
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Usuários administradores podem aprovar ou recusar qualquer solicitação.
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As ações de Aprovar ou Recusar uma solicitação são definitivas não podendo ser desfeitas.
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Após aprovada ou recusada a solicitação, o usuário solicitante da alteração irá receber uma notificação via e-mail informando a aprovação ou recusa da alteração e o usuário que aprovou ou recusou a mesma.
5. Impactos Gerais (quando a gestão de reagendamentos está ativa):
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Atividade com solicitação pendente:
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Se uma atividade já possui uma solicitação de reagendamento pendente, o sistema irá impedir alterações nos campos que estão vinculados à configuração, no entanto, será possível alterar os campos que não estejam vinculados à configuração de reagendamentos, tanto pelas seções do compromisso/tarefa, como via ação em lote, calendário etc.
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Arrastar card no calendário:
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Neste momento, não será possível alterar datas de atividades arrastando cards no calendário. Uma mensagem de aviso surgirá, orientando a alteração via formulário da atividade (que poderá gerar uma solicitação).
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Exclusão de atividade:
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É permitido excluir uma atividade mesmo que ela possua solicitações de reagendamento (pendentes, aprovadas ou recusadas). Ao excluir a atividade, todas as suas solicitações de reagendamento associadas também serão excluídas automaticamente.
6. Auditoria:
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A criação, aprovação e recusa de cada solicitação de reagendamento auditadas. As informações também são refletidas na trilha de auditoria da atividade original.
7. Controle de Acesso:
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O acesso à tela de configuração da "Gestão de reagendamentos" requer a permissão: Modulo Opções > Configurações > Configurações de Agenda > "Acessar".
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O acesso ao novo submódulo "Solicitações de reagendamento" requer a permissão: "Módulo Agenda > Acessar submódulo Solicitações de reagendamento".
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Para aprovar solicitações (tanto na tabela quanto na ficha), o usuário necessita da permissão "Módulo Agenda > Compromissos e tarefas > Alterar compromisso / Alterar tarefa", além de ser o aprovador da solicitação ou um administrador.
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Para visualizar os detalhes da atividade original através dos links na ficha da solicitação (campo "Descrição da atividade" ou link "Ver resumo"), é necessária a permissão "Módulo Agenda > Visualizar compromissos e tarefas".
8. Alteração em lote:
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Na alteração em lote do campo “Tipo”, se a configuração estiver ativa, o sistema irá exibir o campo para informar a justificativa da solicitação de alteração do(s) registros e, caso uma ou mais atividades sejam enquadradas em alguma regra, este texto será utilizado em todas as solicitações geradas.
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Na alteração em lote do campo “Status” de uma ou várias tarefas para “iniciado”, o sistema irá exibir o campo para informar a justificativa da solicitação de alteração do(s) registros e, caso uma ou mais atividades sejam enquadradas em alguma regra, este texto será utilizado em todas as solicitações geradas. Isto é necessário devido ao sistema alterar automaticamente o valor “Data do Início Efetivo” automaticamente a partir do momento em que o status da tarefa é alterado para “Iniciado”.
9. Calendário:
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Ao arrastrar um card no calendário, caso atender alguma regra da configuração de reagendamentos, o sistema o sistema irá exibir o campo para informar a justificativa da solicitação de reagendamento, isto pois por esta ação estão sendo alterados campos relacionados às datas da atividade, que entram no grupo de campos que podem gerar este tipo de solicitação.
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Na visualização rápida no calendário, caso alterar o campo “status” de uma tarefa para “iniciado”, e a atividade atender alguma regra da configuração de reagendamentos, o sistema irá exibir o campo para informar a justificativa da solicitação de alteração do(s) registros e ser enviada para os diferentes usuários correspondentes para aprovação ou recusa. Isto devido a que o sistema informa o valor da Data do Início Efetivo a partir do momento em que o status da tarefa é alterado para “Iniciado”.
10. Restrições de Escopo da Funcionalidade:
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Legal One Mobile: Na alteração de atividades via aplicativo é possível iniciar o fluxo de solicitação de alteração, caso a atividade atenda alguma regra da configuração de reagendamentos. No entanto, a gestão de aprovação e recusa de solicitações de reagendamentos está disponível apenas na versão web do Legal One.
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Compromissos e tarefas que possuam solicitação de reagendamento pendente não poderão ser alteradas via aplicativo, ao clicar em ‘Editar’ o sistema irá exibir uma alerta informando o impedimento.
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Alteração em lote:
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Compromissos e tarefas que possuam solicitação de reagendamento pendente não poderão ser alterados em lote, recebendo assim uma notificação de erro notificando este motivo, quando a ação for finalizada.
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Recorrência:
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Ao alterar campos que dependem de aprovação a partir de uma atividade recorrente ... definir comportamento.
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Caso a alteração for apenas para um dos registros da série de recorrência, o sistema irá permitir a alteração dos registros, podendo gerar solicitação de reagendamentos.
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Caso a configuração de gestão de reagendamentos estiver ativa, não será possível alterar a série da recorrência, apenas usuários administradores poderão alterar este tipo de atividades.
Perguntas e Respostas
Pergunta 1: O que é a Gestão de Reagendamentos e para que serve?
A Gestão de Reagendamentos é uma funcionalidade que permite validar automaticamente alterações em compromissos e tarefas do Legal One. Ela serve para garantir que mudanças em campos importantes como datas, prazos e tipos de atividades passem por um processo de aprovação, evitando que prazos importantes sejam perdidos ou alterados sem o devido controle.
Pergunta 2: Como ativar a Gestão de Reagendamentos no sistema?
Acesse Opções > Configurações > Configurações de Agenda > Gestão de reagendamentos. Na configuração, marque a opção "Ativar regras de gestão de reagendamento". Esta funcionalidade está disponível automaticamente para clientes com pacotes Advanced e Premium do Legal One Firm.
Pergunta 3: Quais campos exigem aprovação quando alterados?
Os campos que exigem aprovação quando alterados são: Tipo, Data de disponibilização, Data de publicação, Prazo, Tipo de contagem de prazo, Início previsto, Conclusão prevista e Prazo fatal (este último somente para tarefas).
Pergunta 4: Como funciona o fluxo de aprovação de uma alteração?
Quando um usuário altera um dos campos que exigem aprovação, o sistema exibe um campo solicitando um motivo para a alteração. Após enviada, esta solicitação é então recebida para aprovação ao usuário que cadastrou a atividade originalmente. O aprovador recebe a solicitação e pode aprovar ou recusar a alteração. Se aprovada, a alteração é aplicada; se recusada, a atividade permanece sem alterações.
Pergunta 5: Como posso personalizar as regras de aprovação?
É possível criar até 5 regras personalizadas com condições específicas. Para cada regra, você pode definir condições como "Se o campo Tipo for" ou "Se o Escritório responsável for” selecionando os valores desejados. Cada regra pode ter até duas condições combinadas (usando o operador "E"). Também é possível configurar um aprovador secundário para cada regra.
Pergunta 6: Como posso visualizar as solicitações de reagendamento pendentes?
Acesse o módulo Agenda > Solicitações de reagendamento para visualizar a tabela de solicitações. Nesta tela, você pode filtrar as solicitações por status (Pendentes, Aprovadas, Recusadas ou Todas) e por aprovador ou solicitante. Por padrão, o sistema exibe as solicitações em que você é o aprovador.
Pergunta 7: Como identifico se um compromisso ou tarefa possui uma solicitação de reagendamento pendente?
As atividades com solicitações pendentes exibem indicadores visuais: uma alerta de "Reagendamento pendente" na visualização rápida do calendário e na barra lateral de visualização rápida, e um link "Ver reagendamento pendente" na visualização da atividade. Ao clicar neste link, você será direcionado para a ficha da solicitação de reagendamento.
Pergunta 8: Quais informações são exibidas na visualização de solicitação de reagendamento?
A ficha de solicitação exibe informações como: status da solicitação, data da solicitação, descrição da atividade, solicitante, aprovador, motivo da solicitação, campos alterados (com valores atuais e propostos), e vínculos da atividade. Se a atividade estiver vinculada a um processo, também são exibidos dados como título, número do processo, cliente principal e contrário principal.
Pergunta 9: Posso alterar uma atividade que já possui uma solicitação de reagendamento pendente?
Sim, é possível alterar campos que não dependem de aprovação adicional, mesmo quando a atividade possui uma solicitação pendente. No entanto, os campos que dependem de aprovação estarão bloqueados e exibirão o feedback "Solicitação de reagendamento pendente". Quando a solicitação pendente for aprovada ou recusada, esses campos serão desbloqueados.
Pergunta 10: Serei notificado quando minha solicitação for aprovada ou recusada?
Sim, quando uma solicitação é aprovada ou recusada, o sistema envia automaticamente um e-mail ao solicitante. O e-mail contém informações sobre a atividade, quem aprovou ou recusou a solicitação, quando isso ocorreu e, no caso de recusa, o motivo. Também inclui links para visualizar a atividade e a solicitação completa.
Pergunta 11: É possível exportar os dados das solicitações de reagendamento?
Sim, na tabela de solicitações de reagendamento, você pode clicar no botão "Arquivos" e selecionar "Exportar para Excel". O sistema gerará um relatório com os dados da tabela, considerando os filtros aplicados, e o disponibilizará no submódulo 'Relatórios' do Módulo de Agenda.
Pergunta 12: Como funciona a aprovação em lote de solicitações?
Inicialmente, não há uma aprovação em lote específica. Cada solicitação precisa ser aprovada ou recusada individualmente, seja através da tabela de solicitações ou da ficha de solicitação. No entanto, é possível filtrar as solicitações para visualizar apenas aquelas que precisam de sua aprovação. Em breve, opções de aprovação e recusa em lote estarão disponíveis.
Pergunta 13: O que acontece se o aprovador de uma solicitação estiver inativo no sistema?
Para evitar que solicitações fiquem sem aprovação, o sistema permite configurar um "Aprovador secundário" para cada regra. Este aprovador substitui o aprovador principal quando este estiver inativo ou quando a atividade for gerada automaticamente pelo sistema. O sistema impede a inativação de usuários que sejam aprovadores de solicitações pendentes.
Pergunta 14: A funcionalidade de Gestão de Reagendamentos funciona no Legal One Mobile?
Sim, o Legal One Mobile respeita as regras de gestão de reagendamento configuradas no Legal One Web. Ao alterar uma atividade pelo aplicativo, o sistema verifica se é necessária aprovação e, se for o caso, exibe o campo de texto para solicitar o motivo do reagendamento. No entanto, para acessar o submódulo de Gestão de reagendamentos e realizar ações de aprovação e recusa é necessário usar a versão web.
Pergunta 15: É possível alterar a data de uma atividade arrastando a atividade no calendário?
Sim, mas se a configuração de Gestão de reagendamento estiver ativa, o sistema verificará se a atividade possui solicitação pendente. Se houver, a atividade voltará à posição original. Caso contrário, o sistema verificará se a alteração se enquadra em alguma regra de reagendamento e, se necessário, exibirá o modal de solicitação.
Pergunta 16: O que acontece se eu tentar alterar vários compromissos ou tarefas de uma vez usando a ação em lote?
Ao realizar uma alteração em lote em campos que exigem aprovação, o sistema exibirá o modal de solicitação de reagendamento. Após confirmar a solicitação, o sistema processará cada atividade individualmente, verificando se há solicitações pendentes ou se a atividade se enquadra nas regras de reagendamento. As alterações em campos que não dependem de aprovação serão aplicadas diretamente. Estes campos são:
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Tipo/subtipo do compromisso ou a tarefa.
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Caso alterar o status de uma tarefa para “Iniciado”, pois o sistema altera automaticamente a data do início efetivo da atividade.
Pergunta 17: Posso configurar quais usuários podem aprovar ou recusar solicitações?
Por padrão, o aprovador das solicitações é o usuário que cadastrou o compromisso ou tarefa. Usuários administradores podem aprovar ou recusar qualquer solicitação. Para cada regra, também é possível configurar um "Aprovador secundário" que será considerado quando o aprovador principal estiver inativo ou quando a atividade for gerada automaticamente pelo sistema.
Pergunta 18: O que acontece se eu tentar alterar simultaneamente campos que dependem e não dependem de aprovação?
Quando você altera simultaneamente campos que dependem e não dependem de aprovação, o sistema salva automaticamente as alterações nos campos que não dependem de aprovação e exibe o campo para informar o motivo de alteração da solicitação de reagendamento para os campos que dependem de aprovação. Após confirmar a solicitação, você receberá um feedback indicando que algumas alterações foram aplicadas e outras estão pendentes de aprovação.
Pergunta 19: Como são tratadas as atividades recorrentes na Gestão de Reagendamentos?
Não é possível solicitar alteração para um grupo de atividades recorrentes. Se você tentar alterar uma série de recorrência quando a gestão de reagendamentos estiver ativa, o sistema exibirá um aviso indicando que não é possível solicitar a alteração por se tratar de uma atividade recorrente, sugerindo que você solicite ao administrador para alterar a atividade ou altere apenas as ocorrências individuais.
Pergunta 20: Como faço para saber quais alterações foram solicitadas em uma atividade?
Na ficha de solicitação de reagendamento, a aba "Alterações" exibe uma grid com os campos que foram alterados, mostrando o conteúdo atual (em vermelho) e a alteração proposta (em verde). Também é exibido o motivo da solicitação informado pelo solicitante e, caso a solicitação tenha sido recusada, o motivo da recusa.