Proposta de Valor
O objetivo desta melhoria é tornar a experiência de uso no cadastro de novos processos mais intuitiva, rápida e simplificada.
O que é um data lake?
Um data lake é como um grande reservatório digital que armazena uma enorme quantidade de informações de diferentes fontes em seu formato original. Para um escritório de advocacia, imaginem um lago gigante onde todos os detalhes dos processos ficam guardados, prontos para serem obtidos quando necessário.
As principais vantagens de usar um data lake para buscar dados de processos são:
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Rapidez: Encontrar informações se torna muito mais rápido.
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Economia de tempo: Advogados gastam menos tempo procurando informações e mais tempo trabalhando nos casos.
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Organização: Mesmo com milhões de processos, tudo fica organizado e fácil de acessar.
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Atualização constante: Novas informações são adicionadas continuamente, mantendo tudo em dia.
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Estabilidade: buscando os dados diretamente no data lake, a disponibilidade dos sistemas dos tribunais não afeta sua tarefa.
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Padronização: Os dados armazenados em nosso data lake passam por padronizações que simplificam a conclusão do cadastro e auxiliam a manter a consistência de seu banco de dados.
Para os dados da capa de um processo a partir de nosso Data Lake é muito fácil, basta utilizar a opção de cadastro automático em um dos seguintes caminhos:
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Home > Novo processo > Cadastro automático
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Publicações > Adicionar > Nova pasta > Novo processo > Cadastro automático
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Processos > Pastas > Adicionar > Novo cadastro automático de processos
Após acionar esta opção, uma tela será exibida para que o número a ser capturado seja informado, preencha o número desejado e clique em “Capturar”.
Se o processo desejado se encontrar no data lake do Legal One™, um contador será exibido na sequência, enquanto o sistema busca o processo no órgão do tribunal para que o monitoramento seja configurado.
Se o processo desejado não se encontrar no data lake, o sistema automaticamente irá direcionar para a captura direta no órgão e exibir a tela detalhada no tópico “Como buscar processos diretamente no sistema do órgão” descrito mais à frente.
Se a busca e processamento dos dados for concluída dentro do tempo máximo estabelecido, o resultado da busca será exibido com alguns dados do processo capturado. Neste momento, é possível escolher uma das duas opções:
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Manter como rascunho: Selecionando esta opção, a tela apenas será fechada e o rascunho capturado permanecerá disponível no submódulo pré-cadastro para que o cadastro seja concluído posteriormente.
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Continuar cadastro: Ao clicar nesta opção, o rascunho obtido através da captura será exibido no formulário de cadastro simplificado de cadastro de processos:
Dica: Mesmo optando pela opção “Manter como rascunho”, também é possível abrir um rascunho no formulário simplificado e concluir o cadastro a partir do submódulo pré-cadastro, conforme veremos mais à frente.
Mais adiante, no tópico, “Concluindo o cadastro de um rascunho pelo formulário simplificado”, iremos detalhar o funcionamento.
Como capturar processos diretamente do sistema do tribunal
Em algumas situações, seja porque o processo não se encontra em nosso data lake, seja porque é um processo dos tribunais superiores, faz-se necessário buscar os dados da capa do processo diretamente no sistema do órgão.
Nestes casos, há dois caminhos, se o número do processo informado não existir no data lake, por exemplo, um número fora do padrão CNJ, o sistema automaticamente direcionará o usuário para a tela abaixo, sendo necessário, portanto, informar os detalhes necessários para concluir a consulta como, por exemplo, o órgão e o sistema no tribunal onde encontra-se o processo (tipo de consulta). Também é possível forçar a busca dos dados diretamente no sistema do órgão clicando na opção “Outras opções de captura ou segredo de justiça”, conforme ilustração abaixo:
Uma vez que a captura for iniciada, um contador será exibido enquanto o Legal One™ tenta buscar os dados no sistema do tribunal, se a captura for concluída dentro deste tempo, o resultado será exibido e o cadastro poderá ser concluído diretamente, conforme detalhado acima. Se a captura não for concluída dentro deste tempo, a tela abaixo será exibida e, não logo a captura seja finalizada, o rascunho estará disponível no submódulo pré cadastro.
Importante destacar que a captura diretamente nos sistemas dos tribunais, apesar de muito útil, é afetada pela disponibilidade e velocidade de resposta dos órgãos, sendo assim, é mais suscetível a falhas e maior demora para concluir a captura.
Como concluir o cadastro de um rascunho pelo formulário simplificado através do submódulo pré-cadastro
Conforme mencionado acima, agora também é possível concluir o cadastro de um rascunho existente no submódulo pré-cadastro através do formulário simplificado de cadastro de processos. Para isto, basta seguir o seguinte passo a passo:
1. Abra o módulo "Processos", submódulo "Pré-cadastro";
2. Selecione o rascunho desejado e clique em "Editar";
3. Em seguida, clique em "Continuar com o preenchimento"
Os dados que estiverem salvos no rascunho serão preenchidos no formulário simplificado, possibilitando ao usuário preencher informações que não estão contidas no rascunho como, por exemplo, campos personalizados.
Neste contexto, e importante destacar dois pontos:
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Configurações de monitoramento: Se as opções "Monitorar através do datacloud diários" e "Monitorar através do datacloud andamentos" estiverem selecionadas no pré-cadastro, a configuração de monitoramento de diários e movimentações, respectivamente, já estarão solicitadas no formulário simplificado. No entanto, o usuário poderá alterar estas informações conforme a necessidade.
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Envolvidos principais: Se os contatos selecionados nos campos "Cliente principal" e "Contrário principal", forem contatos capturados no órgão, ou seja, que não estiverem cadastrados no Legal One™, estes devem ser adicionados manualmente pelo usuário (ou então deve ser selecionado um contato já existente). O objetivo é trazer um maior controle para o usuário, dificultando a criação de contatos em duplicidade no banco de dados acidentalmente.
Importante: A importação dos contatos vinculados aos rascunhos diretamente através do pré-cadastro permanece inalterada, ou seja, o sistema fará o cadastro automático dos contatos no banco de dados se estes não forem encontrados.
Regras e restrições
Esta funcionalidade destina-se apenas a busca de processos, ou seja, ainda não há como utilizar esta funcionalidade para busca de recursos e incidentes processuais.
Apenas processos que possuem numeração CNJ são armazenados no data lake, capturas de processos sem numeração CNJ (de tribunais superiores, por exemplo) serão automaticamente direcionadas para a busca diretamente no sistema do tribunal.
Apesar de nosso data lake ser constantemente atualizado, em certos casos pode ocorrer de os dados obtidos estarem ligeiramente desatualizados. Por exemplo, ao capturar um processo, ele pode ser exibido como "Ativo", no entanto, na verdade ele está "Suspenso". Isto pode ocorrer pois, entre a última atualização dos dados no data lake e a captura, o status do processo mudaram no sistema do órgão.
Alguns dados contidos em nosso data lake são submetidos a tratamentos através de inteligência artificial a fim de proporcionar uma maior padronização das informações. Em muitos casos, por exemplo, o sistema do tribunal não deixa claro qual o status do processo, fazendo com que os andamentos precisem ser interpretados para determinar esta informação. Em outros casos, os nomes dos envolvidos são fornecidos apenas com as iniciais, fazendo com que seja necessário descobrir o nome completo destes contatos através de IA. Como é de conhecimento geral, processamentos que utilizam este tipo de tecnologia estão sujeitos a erros.
Processos em segredo de justiça:
Em alguns casos, processos que tramitam em segredo de justiça podem ser obtidos através do data lake, isto ocorre quando, por exemplo, o processo é distribuído publicamente e, posteriormente, é decretado sigilo. No entanto, algumas restrições precisam ser observadas:
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Não há qualquer garantia de que processos que tramitam em segredo serão obtidos através do data lake, quando estes não forem obtidos, sugere-se a busca diretamente no sistema do órgão.
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Mesmo que o Legal One™ consiga obter os dados dos processos em segredo no data lake, a configuração de monitoramento destes processos sempre precisara ser realizada manualmente.
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Os dados de processos em segredo de justiça tendem a ter uma maior defasagem no data lake, visto que normalmente são capturados e não mais atualizados.
FAQ
1. Solicitei a captura de um processo, que foi realizada com sucesso, mas as opções "Monitorar através do datacloud diários" e "Monitorar através do datacloud andamentos" estão desabilitadas, por que?
Resposta: Conforme mencionado acima, a captura de capa, quando realizada em nosso data lake, independe da disponibilidade do sistema do tribunal. No entanto, para configurar corretamente o monitoramento, precisamos localizar o processo com sucesso no órgão. Portanto, em situações onde, por exemplo, o sistema do tribunal esteja fora do ar ou se o processo em questão estiver tramitando em segredo de justiça, os dados da capa serão capturados, mas o monitoramento não será configurado. No entanto, não se preocupe, a configuração de monitoramento poderá ser configurada posteriormente.
2. Solicitei a captura de um processo, que foi realizada com sucesso, mas as opções "Monitorar através do datacloud diários" e "Monitorar através do datacloud andamentos" estão desmarcadas, por que?
Resposta: Uma vez que, observando o comportamento de uso de nossos clientes, observamos que na maioria das vezes os usuários optam por monitorar apenas processos com status "Ativo" ou "Suspenso", o Legal One™ sugere que o monitoramento seja configurado apenas para estes dois status após a captura, no entanto, caso seja necessário monitorar algum processo com outro status, basta marcar a opção antes de importar ou configurar o através do formulário simplificado ou após a criação da pasta.
3. O processo foi capturado com sucesso, no entanto, os campos "Cliente principal" e "Contrario principal" não foram preenchidos ou foram preenchidos errado no rascunho, por quê?
Resposta: Os dados dos processos são armazenados em nosso data lake de forma genérica, ou seja, no momento em que os dados dos processos são obtidos e salvos, não há como identificar qual o polo irá efetuar a captura destes dados. Quando os dados são efetivamente capturados, o Legal One™ obtém a relação de advogados encontrados e compara com os usuários ativos do sistema a fim de determinar qual é o polo cliente, uma vez que o polo cliente é definido, um dos contatos deste polo é definido como cliente, por consequência, um contato do polo adverso é definido como contrário. A medida que os dados são classificados e os rascunhos importados, o Legal One™ também aprende como classificar corretamente, ou seja, com o passar do tempo a taxa de acertos em relação à esta informação tende a aumentar.
4. Capturei um processo e o status exibido no Legal One™ é diferente do status do tribunal, por quê?
Resposta: Conforme dito acima, utilizamos estratégias de IA para determinar o status dos processos quando estas informações não estão diretamente declaradas no sistema do órgão. Como qualquer intervenção por IA, há uma margem de erro.
5. Como saber os processos que eu posso capturar do data lake e quais não posso?
Resposta: Não há necessidade em memorizar este tipo de informação. Por padrão, o sistema sempre irá tentar localizar os números padrão CNJ no data lake e os que não estão no padrão CNJ diretamente no sistema do órgão. Se houver necessidade de buscar um processo com numeração CNJ diretamente no site do órgão, sem utilizar o data lake, basta seguir as orientações do tópico "Como capturar processos diretamente no sistema do tribunal".
6. Iniciei a captura de um processo e o temporizador zerou sem concluir a captura, o que fazer?
Resposta: Não há com o que se preocupar, tão logo a captura seja concluída, o rascunho será gerado e você será notificado. É possível também concluir o cadastro destes rascunhos através do formulário simplificado, conforme detalhado no tópico "Como concluir o cadastro de um rascunho pelo formulário simplificado através do submódulo pré-cadastro".
7. Inseri um numero de processo para capturar, no entanto, mais de um rascunho foi gerado, por quê?
Resposta: Nos casos onde o processo a ser capturado possui numeração única no padrão CNJ, o Legal One™ retornará apenas um resultado, no entanto, quando o número informado não for compatível com este padrão, serão retornados todos os resultados encontrados, conforme os critérios de busca.
8. Solicitei a captura de um número e o sistema gerou vários rascunhos, todos estes rascunhos serão debitados de minha franquia?
Resposta: Não. Os créditos são debitados apenas quando o rascunho é importado. Portanto, se resultados indesejados foram encontrados, basta excluir estes rascunhos.
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