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    Conciliação bancária por arquivo OFX

    OBJETIVO

    Permitir com que a conferência do extrato no processo de conciliação seja realizada de forma mais automatizada. 

    PROPOSTA DE VALOR

    A nova ferramenta busca agregar mais eficiência na rotina operacional do financeiro, tendo como principal proposta redução no processo de conciliação e maior segurança na conferência dos dados. 

    COMO CONFIGURAR 

    Financeiro – Conciliar extrato 

    Foi incluída uma nova ferramenta para auxílio no processo de conciliação que permitirá ao usuário realizar a conciliação a partir de arquivo OFX oferecidos pelos bancos.

    A ferramenta permitirá que o arquivo seja importado para dentro do sistema listando assim os itens do extrato bancário importado.

    O Objetivo é permitir que os itens sejam comparados para conciliação com movimentos pré-cadastrados no Legal One, ou até mesmo incluídos no momento da verificação.

    Pré-requisito para importação:

    • Arquivo OFX gerado pelo Banco;
    • Extrato de até os últimos 60 dias; 
    • Importação por vez de até os últimos 7 dias. 

    Local:

    Módulo financeiro – submódulo Conciliação – Conferência de extrato 

    Passo a passo: 

    • Salvar arquivo OFX fornecido pelo banco;
    • Ao salvar o extrato normalmente os bancos disponibilizam as opções de arquivo; 
    • Para leitura no Legal One selecionar opção OFX;
    • Salvar arquivo. 
    • Dica: Nomeie o arquivo com período do extrato para facilitar a busca.

    No Legal One, acesse Financeiro > submódulo Conciliação e após clique no ícone de "+" no canto direito da tela: 

     

    Clique em "Conciliar extrato":

     

    • Em “Conta corrente” selecionar a conta a ser conciliada;
    • Selecionar período a ser conciliado compatível com extrato salvo;
    • Selecionar Arquivo/salvar - Pesquisar.

     

     

    Comportamento:

    • Serão listadas as contas correntes bancárias ativas; 
    • O período selecionado poderá ter até 7 dias anterior a data de hoje, caso ultrapasse, haverá validação; 
    • A opção “Visualizar movimentos conciliados” deverá ser utilizada para visualizar os movimentos que já foram conciliados, então caso seja uma nova conciliação esta opção não precisa ser selecionada;
    • Quando selecionado um arquivo o período com os registros será salvo no Legal One, dessa forma, caso seja baixado um arquivo não será necessário buscá-lo novamente, apenas a seleção de conta corrente e período. 

    Como serão sugeridos os movimentos em relação aos itens do extrato

    • Para busca dos movimentos no Legal One, alguns critérios de identificação serão utilizados para sugestão: 
    • Caso não seja identificado no Legal One nenhum movimento com os critérios abaixo a caixa de exibição ficará vazia. 

    Comportamento: 

    • Serão listados na coluna [Banco X] os itens identificados no extrato, conforme período selecionado; 
    • Na coluna “Legal One” serão listados os movimentos sugeridos para possível conciliação.

        Como conciliar um movimento

    O botão de “Conciliar” ficará habilitado sempre que tiver movimento sugerido para o item do extrato. 

    A ação de “Conciliação” poderá ser aplicada individualmente ou em Lote: 

        Para ação individual selecionar o item e clicar no botão “Conciliar”

    Para ação em lote selecionar os itens e clicar no botão “Conciliar selecionados” .

    Comportamento:

        Para movimentos AR (a realizar) – ao conciliar, o movimento será “realizado” e o status do movimento passará para “conciliado”; 

    • Data da realização/recebimento – será a mesma do item do extrato. Caso tenha data de recebimento no movimento ela será mantida; 
    • Forma de pagamento – caso selecionada será mantida, caso não tenha será sugerido “Dinheiro”;
    • Status “Conciliado” – Será alterado o status do movimento (Poderá ser verificado na própria tela do extrato ou no submódulo “Conciliação”).

         Para movimento R (Realizado) – ao conciliar ocorrerá a alteração do status (Poderá ser verificado na própria tela do extrato ou no submódulo “Conciliação”); 

        Os movimentos conciliados poderão ser “desconciliados”, porém apenas o status de “conciliado” será alterado. A data de realização não será removida.

    Demais ações possíveis: 

    Buscar movimentos 

         Caso o movimento sugerido não seja o correto ou não tenha movimento encontrado para sugestão, através da opção “Buscar movimentos” o usuário poderá pesquisar os movimentos cadastrados no Legal One e selecionar aquele que corresponde ao item do extrato.

    • Clicar na opção “Buscar movimentos”;
    • Abrirá uma tela para efetuar a busca desejada;
    • O movimento deverá ser selecionado para que seja exibido na caixa que comparação da tela principal para conciliação. 

     

     

    Validações importantes: 

    O somatório dos movimentos selecionados não poderá ser maior ou menor que o valor a ser conciliado (item do banco); 

    Incluir lançamento 

    Caso exista a necessidade de inclusão de obrigação para relacionar o movimento com o item do extrato, é possível através da caixa de exibição dos movimentos sugeridos, incluir uma nova obrigação;

    Ao clicar em “Incluir lançamento” o usuário será direcionado para o formulário de obrigação a receber ou a pagar de acordo com o item do extrato, onde os campos “Valor Bruto”, “Data da emissão”, “Conta corrente”, “Forma de pagamento”

    Controle de acesso 

    • Adicionada ação ao controle de acesso “Área/usuário”. Apenas os usuários contidos nas área que possuem o direito de “Acessar conferência de extrato poderão acessar a ferramenta; 
    • O controle de acesso definido em “Regras de acesso” é aplicado a ferramenta de conciliação;
    • Módulo Financeiro – Conciliação – Conferência de extrato

     

    REGRAS E RESTRIÇÕES 

    Caso o escritório possua VPN é necessário que o usuário esteja logado corretamente, pois ela pode interferir no uso de algumas ferramentas disponíveis no Legal One.


    Fonte: Produtos - Brasil