Processo de Exclusão e Inativação de Usuário no Legal One
Para excluir um usuário do sistema Legal One, são realizadas as seguintes validações:
-
Se o usuário já logou pelo menos uma vez no sistema. Caso o usuário já tenha logado pelo menos uma vez, não poderá ser excluído, apenas inativado.
-
Se ele é o único usuário ativo da lista do grupo “Enviar e-mail de notificação para:” da configuração de Monitoramento “Notificações” tanto do Datacloud Diários oficiais quanto do Datacloud Andamentos;
-
Se o usuário tiver vínculos com qualquer outra parte do sistema;
Se o usuário se encaixar em algum dos casos acima, ele não poderá ser excluído, apenas inativado (desmarcando a opção "Ativo"). Se ele for o único usuário ativo na lista de "Advogados que recebem intimação" / "Sugerir os seguintes advogados", ele também não poderá ser inativado.
Procedimento para Inativar um Usuário
A inativação de um usuário é a melhor opção no sistema, pois o usuário inativo perde acesso ao Legal One, mas todo o seu histórico permanece salvo. Para inativar um usuário, siga os passos abaixo:
1. Acesso o módulo Opções, submódulo Usuários:
1.1 Procure pelo usuário a ser inativado, clique no ícone [...] e selecione a opção "Alterar":
1.2 Desative a checkbox "Ativo":
1.3. Clique em [salvar e fechar]:
1.4. Esta mensagem deverá aparecer:
Observações importantes:
Se o usuário logado estiver alterando o seu próprio usuário, não será possível inativar-se. Será apresentada mensagem de retorno: “A opção “Ativo” não pode ser desmarcada pelo próprio usuário.”
Caso o usuário seja desativado, conta corrente criada automaticamente na criação do usuário também será desativada automaticamente.
Não será possível excluir o usuário quando ele já acessou o Legal One ao menos uma vez ou seu contato possui itens associados. Caso já tenha acessado o Legal One, somente poderá ser inativado.
Não será possível inativar o usuário, caso ele possua itens associados, neste caso ao salvar a alteração desmarcando a opção "ativo", o sistema mostrará a mensagem de impedimento com os itens vinculados:
Tela de exemplo:
Antes de inativar o usuário, realize as alterações necessárias nos itens associados conforme a mensagem de impedimento exibida pelo sistema.