Aguarde...
  

    Como cadastrar/alterar/excluir horas trabalhadas?

     Inicialmente, é importante saber que:
     
    Quando falamos de criar horas trabalhadas em uma espécie de lote, falamos que será possível no momento de criação selecionar N executantes e N vínculos de origem, mas ao salvar será criado um registro para cada executante para cada vinculo da origem. Isso significa que continuamos com o conceito de cada hora trabalhada ter somente um executante e um vínculo da origem, com essa inclusão em lote iremos apenas facilitar o cadastro de várias ao mesmo tempo.
     
    Em "nova hora trabalhada" você poderá inserir horas em lote ou não, retirando das mesmas a necessidade de linca-las com tarefas ou compromissos, ou seja, você não precisa ter uma tarefa ou compromisso para inserir horas.
     
    Em "hora trabalhada avulsa" você deverá inserir uma hora trabalhada com apenas um vínculo e  sempre escolher a tarefa ou compromisso que originou as horas. 
     
    Para o exemplo deste passo a passo, utilizaremos a inserção de horas trabalhadas, caso queira aprender a lançar uma hora avulsa clique em: Como cadastrar/alterar/excluir manualmente uma hora trabalhada avulsa?
     
     
    • • • Como cadastrar horas trabalhadas?
     
     
    1. Acesse o módulo TIME SHEET e clique no submódulo HORAS TRABALHADAS:
     
     
    1.2. Ao lado direito da tela clique no ícone [+]"Nova hora trabalhada":
     
     
    1.3.  Complete os campos abaixo: (campos com * são de preenchimento obrigatório):    
     
        1.3.1. Ao selecionar a opção “Ratear horas trabalhadas entre os vínculos da origem”, caso você queira inserir mais de um "vínculo da origem", a hora trabalhada será rateada entre seus vínculos. 
     
        1.3.2. Ao selecionar a opção "Criar tarefa automaticamente", você não terá que vincular essas horas a nenhuma tarefa ou compromissos preexistentes.
     
    1.4. Para selecionar o executante é necessário que seja selecionada a origem. No entanto,  ao marcar a opção "criar tarefa automaticamente", você desabilita a obrigatoriedade de selecionar a origem.
     
        1.4.1. Ao clicar em "adicionar executante", você pode adicionar mais executantes para suas horas trabalhadas. 
     
     
    1.5.  Para selecionar os vínculos da origem, é necessário que seja selecionado um compromisso/tarefa que possua um vínculo, caso a opção "criar tarefa automaticamente" não esteja marcada.
     
        1.5.1. Escolha o vínculo da hora trabalhada, ou seja, para qual contato/contrato/processo/serviço/contrato de cliente, a hora será lançada.
     
       1.5.2. Para lançar horas para mais de um contato/contrato/processo/serviço/contrato de cliente, você deve clicar em ADICIONAR VÍNCULO
     
     
     
    2. Classificações financeiras:
     
        2.1. Campo % DE RATEIO:  sempre virá desabilitado e preenchido com a quantidade 100,00, somente após o usuário adicionar uma nova classificação financeira, o campo “% de rateio” será habilitado para alteração, ou seja, somente após ter pelo menos 2 campos de área este campo será habilitado. 
     
        2.2. Ao desmarcar a opção '[x] Cobrável'. Se selecionar este check o valor de cobrança considerado será igual ao valor de cobrança original e permitirá alteração. Se não selecionar este check o valor de cobrança original se mantem e o valor de cobrança considerado será igual a zero e não permitirá alteração.
     
        2.3. Ao selecionar a opção '[x] Pagável', a hora trabalhada terá o valor de pagamento considerado igual ao valor de pagamento original e permitirá alteração.
     
     
    3.  Se necessário, coloque informações adicionais no campo OBSERVAÇÕES e clique em [SALVAR E FECHAR]:
     
     
     
    • • • Como alterar horas trabalhadas?
     
    Após cadastrar a hora trabalhada, ela irá aparecer dentro do submódulo HORAS TRABALHADAS.
     
    1. Escolha a hora que deseja alterar, clique no ícone [...]"alterar":
     
     
        1.1. Para alterar os dados das horas cadastradas, você deverá entrar em cada um individualmente e realizar as mudanças necessárias, no entanto, para alterar apenas a "situação/status" das horas trabalhadas, você pode marcar todos com a check box do lado esquerdo e clicar  no ícone de engranagem "alterar":
     
     
     
    Nota: Caso a data final e hora final ultrapassem um período de 99horas, não será possível salvar a hora trabalhada.
     
        1.2. Altere o que desejar e clique em SALVAR E FECHAR:
     
     
    Lembre-se:
     
    A hora trabalhada com status “Lançada no financeiro” não poderá sofrer nenhum tipo de alteração manual, seja individualmente ou em lote, por isso é exibido o ícone de cadeado.
     
    Se uma hora trabalhada existente tiver seu vínculo ligado a uma regra de cobrança, ela terá o campo “Tabela de valores” atualizada e neste campo será exibido o label “Tabela de valores da regra de cobrança”. Caso essa regra de cobrança seja excluída, o campo voltará a exibir a tabela que estava selecionada antes da inclusão da regra de cobrança, porém os seguintes campos continuarão exibindo os valores baseados na regra de cobrança que foi excluída.
     
    Para criar regras de cobrança de horas trabalhadas clique em: Como criar uma regra de cobrança por hora trabalhada dentro de um contrato de honorário?
     
    • • • Como excluir horas trabalhadas?
     
    Após cadastrar a hora trabalhada, ela irá aparecer dentro do submódulo HORAS TRABALHADAS.
     
    1. Escolha a hora que deseja alterar, clique no ícone [...]"excluir":
     
     
        1.1. Leia atentamente a mensagem e click em SIM para excluir a hora trabalhada:
     
     
    A hora trabalhada com status “Lançada no financeiro” não poderá sofrer nenhum tipo de alteração manual, seja individualmente ou em lote, por isso é exibido o ícone de cadeado.