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    Como cadastrar/alterar/excluir horas trabalhadas?

    Inicialmente, é importante saber que:
    • Em "nova hora trabalhada" você poderá inserir horas em lote ou não, retirando das mesmas a necessidade de lincá-las com tarefas ou compromissos, ou seja, você não precisa ter uma tarefa ou compromisso para inserir horas.
    • Em "hora trabalhada avulsa" você deverá inserir uma hora trabalhada com apenas um vínculo e  sempre escolher a tarefa ou compromisso que originou as horas. 
    Para que possa ser lançada uma hora trabalhada, é necessária a configuração dos tipos de executantes e das tabelas de valores. 
     
    • • • Como cadastrar horas trabalhadas:
     
    1. Acesse o módulo TIME SHEET e clique no submódulo HORAS TRABALHADAS: 
     
    1.1. Ao lado direito da tela clique no ícone [+] e em "Nova hora trabalhada": 
     
    1.2.  Complete os campos solicitados: (campos com * são de preenchimento obrigatório):    
     
         1.2.1. Ao selecionar a opção “Ratear horas trabalhadas entre os vínculos da origem”, caso você queira inserir mais de um "vínculo da origem", a hora trabalhada será rateada entre seus vínculos. 
     
         1.2.2. Ao selecionar a opção "Criar tarefa automaticamente", você não terá que vincular essas horas a nenhuma tarefa ou compromissos preexistentes. 
     
    1.3. Para selecionar o executante é necessário que seja selecionada a "Origem" ou "Criar tarefa automaticamente":
     
         1.3.1. Ao clicar em "Adicionar executante", você pode adicionar mais executantes para suas horas trabalhadas. 
     
    1.4.  Para selecionar os vínculos da origem, é necessário que seja selecionado um compromisso/tarefa que possua um vínculo ou marcada a opção "Criar tarefa automaticamente":
     
        1.4.1. Escolha o vínculo da hora trabalhada, ou seja, para qual contato/contrato/processo/serviço/contrato de cliente, a hora será lançada.
     
        1.4.2. Para lançar horas para mais de um contato/contrato/processo/serviço/contrato de cliente, você deve clicar em ADICIONAR VÍNCULO 
     
     
    1.5. Classificações financeiras:
    • Campo "% de rateio"  sempre virá desabilitado e preenchido com a quantidade 100,00, somente após o usuário adicionar uma nova classificação financeira, o campo será habilitado para alteração, ou seja, somente após ter pelo menos 2 campos de classificações financeiras. 
    • Ao selecionar a checkbox "[x] Cobrável", o valor de cobrança considerado será igual ao valor de cobrança original e permitirá alteração. Se não selecionar este check o valor de cobrança original se mantem e o valor de cobrança considerado será igual a zero e não permitirá alteração.
    • Ao selecionar a opção '[x] Pagável', a hora trabalhada terá o valor de pagamento considerado igual ao valor de pagamento original e permitirá alteração.
     
    1.6.  Se necessário, coloque informações adicionais no campo OBSERVAÇÕES e clique em [SALVAR E FECHAR]: 
     
    • • • Como alterar horas trabalhadas:
     
    Após cadastrar a hora trabalhada, ela irá aparecer no submódulo HORAS TRABALHADAS.
     
    1. Acesse o módulo TIME SHEET e clique no submódulo HORAS TRABALHADAS: 
     
    1.1. Por padrão, ao entrar no módulo estarão filtradas as horas "Aprovadas". Para visualizar as demais horas trabalhadas, clique na seta no campo de preenchimento, marque as horas que deseja visualizar ou selecione "Desmarcar todos", em seguida, clique em "Pesquisar":
     
    1.2. Escolha a hora que deseja alterar, clique no ícone [...] e em "Alterar": 
     
    OBS:
    • Caso a data final e hora final ultrapassem um período de 99 horas, não será possível salvar a hora trabalhada.
    • As horas trabalhadas com status “Lançada no financeiro” não poderão sofrer nenhum tipo de alteração manual, seja individualmente ou em lote, por isso é exibido o ícone de cadeado.
    1.3. Altere o que desejar e clique em [SALVAR E FECHAR].
     
    OBS: Se uma hora trabalhada existente tiver seu vínculo ligado a uma regra de cobrança, ela terá o campo “Tabela de valores” atualizada e neste campo será exibido o label “Tabela de valores da regra de cobrança”. Caso essa regra de cobrança seja excluída, o campo voltará a exibir a tabela que estava selecionada antes da inclusão da regra de cobrança, porém os seguintes campos continuarão exibindo os valores baseados na regra de cobrança que foi excluída.
    • • • Como excluir horas trabalhadas:
     
    Após cadastrar a hora trabalhada, ela irá aparecer no submódulo HORAS TRABALHADAS
     
    1.1. Acesse o módulo TIME SHEET e clique no submódulo HORAS TRABALHADAS: 
     
    1.1. Por padrão, ao entrar no módulo estarão filtradas as horas "Aprovadas". Para visualizar as demais horas trabalhadas, clique na seta no campo de preenchimento, marque as horas que deseja visualizar ou selecione "Desmarcar todos", em seguida, clique em "Pesquisar"
     
    1.2. Escolha a hora que deseja alterar, clique no ícone [...] e em "Excluir": 
     
    1.3. Leia atentamente a mensagem e clique na opção desejada: 
     
    A hora trabalhada com status “Lançada no financeiro” não poderá sofrer nenhum tipo de alteração manual, seja individualmente ou em lote, por isso é exibido o ícone de cadeado.