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    Como cadastrar uma obrigação recorrente?

    Para realizar o cadastro de uma obrigação recorrente, siga o passo a passo: 

    1. Acesse o módulo "Financeiro", em seguida clique no submódulo "Contas a pagar e receber"

     

    2. Clique na opção [+ Adicionar] e escolha o tipo de obrigação que deseja realizar o cadastro, se é uma obrigação a pagar ou receber: 

     

    - No exemplo iremos cadastrar uma obrigação a receber:

     

    3. Preencha os dados principais da obrigação (campos com * são de preenchimento obrigatório)

    OBS: Não altere o preenchimento do campo de "Nº da parcela", não é através dele que realizamos a configuração de recorrência da obrigação. 

    - No tópico "Outros valores" o usuário conseguirá preencher desconto, juros, multa e retenções: 

     

    - Adicione as "Classificações", como o "mês/ ano competência"; a "unidade de custeio" (o que essa obrigação faz referência, ex: negociação do contrato de honorário); o "plano de contas" (ex: se faz referência a receita operacional/ honorário de clientes; despesas tributárias); o "valor a classificar"; o "destinatário da fatura" e o que mais desejar: 

     

    - No tópico "Recorrência" é onde iremos configurar a recorrência dessa obrigação, para isso, selecione a checkbox "Gerar recorrência": 

     

    *Selecione o padrão da recorrência, se ela será diária/semanal/mensal ou anual;
    No exemplo iremos configurar como sendo uma recorrência mensal:

     

    *Selecione o dia de vencimento dessa obrigação, seja em um dia específico do mês como por exemplo dia 20 de cada 1 mês (todo mês) ou a cada última segunda-feira a cada 2 meses: 

     

    *Coloque a data de quando a começará a valer a recorrência e a data do seu término, se ela será um dia específico ou finalizará daqui a 12 ocorrências, que seriam 12 meses:  

     

    *Por fim, selecione o "Tipo da recorrência"

    - Parcelas de uma operação: as obrigações geradas a partir da recorrência terão o mesmo mês/ano competência e nº de parcelas consecutivos. ex: um valor cheio de R$120 mil reais dividido em 12x, R$10 mil reais mensais.

    - Obrigações recorrentes: as obrigações geradas a partir da recorrência terão mês/ano competência consecutivos e mesmo nº de parcela 1/1. ex: pagamento da conta telefônica, R$60 reias todos os meses consecutivos. 

     

    *Em "movimentos", preencha o valor a realizar e a conta corrente: 

     

    3. Por fim, clique em "salvar e fechar": 

     

    4. Aparecerá uma mensagem informando o início do procedimento: 

     

    5. Para visualizar as parcelas da recorrência, basta acessar financeiro > contas a pagar e receber e fazer um filtro avançado caso queria encontrar com mais facilidade: