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Após criar o contrato de honorários, é imporante averiguar a negociação para conferir se os campos de início da vigência (é necessário preencher esse campo para que a regra seja executada com êxito), destinatário da fatura, classificações financeiras e tabela de valores estão de acordo.
Como criar regra de cobrança?
1. Vá ao módulo "Contratos", em seguida no submódulo "Contratos de honorário":
2. Clique na pasta do contrato de honorário já criado anteriormente:
3. Localize a seção "Regras de cobrança":
4. Clique no ícone [+Adicionar] e em "Nova regra de cobrança":
5. Preencha os dados da regra conforme sua necessidade e clique em "salvar e fechar":
OBS:Caso queria utilizar um modelo já criado, basta preencher o "Modelo de regra" e depois clicar em "Preencher campos de acordo com o modelo de regra de cobrança". Após os dados serem carregados verifique-os e caso necessário realize ajsutes, conforme cada modelo de regra. Critérios:"Cobrar valor fixo mínimo" e "Utilizar valor mensal máximo de cobrança".
Como lançar hora trabalhada?
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A hora trabalhada poderá ser adicionada a partir do vínculo (Pastas de processos, serviços, contratos de honorários) na sessão "Time Sheet", através do cronômetro ou a partir do próprio módulo.
Nesse exemplo iremos criar através do módulo "Time Sheet":
1. Clique no módulo "Time Sheet" e em seguida no submódulo "Horas trabalhadas":
2. Clique no ícone de [+Adicionar] e em "Nova hora trabalhada":
3. Preencha os dados da nova hora conforme sua necessidade e após clique em "salvar e fechar":
Observações:
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Para criar a hora, é necessário que ela tenha uma origem (seja tarefa ou compromisso). É possível selecionar uma tarefa ou um compromisso já existente no sistema, criar uma tarefa automaticamente ou então cadastrar uma nova tarefa ou compromisso.
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Caso o compromisso ou tarefa selecionado não tenha um vínculo (ex: processo, serviço) o campo "vínculo da origem" virá em branco e não será possível realizar nenhuma inclusão. Esse campo se comporta de acordo com a sua origem.
IMPORTANTE: O vínculo atrelará a hora trabalhada ao contrato de honorário que processará a regra de cobrança.
- Habilite o campo de cobrável.
Como funciona o fluxo de aprovação das horas?
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Após lançar a hora, realize a aprovação da hora.
1. Clique no módulo "Time Sheet" em seguida no submódulo "Horas trabalhadas":
2. Limpe o filtro dos status:
3. Localize a hora que deseja aprovar (selecione o status de "Disponibilizar para aprovação"):
4. Clique na "mãozinha" para aprovar:
5. Após aprovar a hora, selecione o status de "aprovada" e clique no ícone no ícone de "moeda" para "disponibilizar para o financeiro":
IMPORTANTE!
- Se utilizar a regra de cobrança este é o último passo da aprovação;
- Se não utilizar a regra de cobrança é necessário "Lançar no financeiro" clicando nos três "..." à frente da hora.
Como execuar a regra de cobrança?
1. Clique no módulo "Contratos" em seguida no submódulo "Contratos de honorário":
2. Localize o contrato de honorário desejado e clique sobre ele:
3. Clique na sessão "Regras de cobrança":
4. Localize a regra desejada e à frente, clique no botão de ação "..." e clique em "Executar":
5. Indique a competência e clique em "Executar":
OBS: O período considerado indica qual será o período abrangido pela competência selecionada. Desta forma somente serão executadas as regras de cobrança cuja vigência da negociação esteja abrangida por este período e somente serão considerados na execução da regra de cobrança as horas trabalhadas cadastradas que estejam com a situação “disponíveis para o financeiro” neste período).
Como visualizar o extrato?
1. Após concluir a execução, clique em "Exibir execução (ões)":
2. Clique sobre o item conforme imagem a seguir:
OBS: No botão de "+" serão expandidas todas as execuções já realizadas.
OBS 2: Para salvar em PDF basta clicar em "Imprimir".
Como aprovar a solicitação?
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Após a hora ser lançada no financeiro (independente se por regra de cobrança ou manual) o item será disponibilizado no módulo "Financeiro", submódulo "Solicitações".
1. Acesse o módulo "Financeiro", submódulo "Solicitações":
2. Localize a cobrança que deseja aprovar e clique no botão de ação "..." e em "Aprovar":
3. Ao aprovar a solicitação, será gerada de forma automática, uma obrigação a receber para o item:
OBS: Automaticamente, este item também se faz disponível para faturamento no módulo "Faturamento", submódulo "Itens faturáveis". Filtre através do tipo "Obrigações a receber".