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    Novo Controle de Acesso - Financeiro

    PROPOSTA DE VALOR


    Ao passo em que o Escritório de Advocacia avança em seus objetivos, é necessário que o controle Financeiro dos Honorários e Gastos Processuais sejam administrados da melhor forma e, com isso, é importante garantir que o acesso aos dados financeiros, informações e documentos seja controlado e restrito apenas aos usuários responsáveis pelo tema.

    Com o objetivo de garantir a segurança das informações financeiras, a partir de agora, os usuários administradores e usuários do financeiro/administrativo poderão contar com um controle de acesso mais detalhado para o módulo Financeiro.

    OBJETIVO

    Permitir a configuração de acesso aos dados financeiros de acordo com:

    • Proprietário (Escritório) – agora há a possibilidade de limitar o acesso aos dados por Escritório. Então, se o Escritório possuir filiais e, cada filial deve acessar apenas os dados dos seus clientes locais, esse controle de acesso poderá ser utilizado
    • Plano de contas – a restrição de acesso por Plano de contas garante que apenas usuários responsáveis pelo Contas a pagar visualize e gerencie os gastos das categorias configuradas e, usuários responsáveis pelo Contas a receber visualize e gerencie as receitas das categorias configuradas. Ainda, se o Escritório fizer uma subdivisão entre Operacional e Administrativo, esse controle de acesso poderá ser utilizado
    • Conta corrente – a restrição por Conta corrente poderá ser utilizada se o Escritório precisar limitar o acesso e gerenciamento das contas bancárias e/ou caixa e/ou caixinha dos advogados de modo que apenas pessoas responsáveis possam gerenciar devidamente os saldos

    REGRAS E RESTRIÇÕES

    • Foi criado um conceito novo de controle de acesso para facilitar a configuração. A sequência da configuração é:
    • O Controle de acesso é aplicado em visualização de registros e não na ação de inclusão.
    • Ao criar uma nova regra de acesso, a ação de “visualização de obrigações” do controle de acesso atual passa a não ser aplicada, dessa forma, é necessário que todos os usuários que possuem acesso a informações do financeiro, incluindo seções, precisam estar alocados em alguma regra. Veremos mais adiante como seguir com essa configuração.
       

    COMO CONFIGURAR

    Criação de Grupos de Usuários

    Acesse: Opções → Tabelas do sistema → Tabelas gerais → Grupos de usuários – a partir de agora, para que o controle de
    acesso seja aplicado, será necessário criar grupos de usuários indicando suas permissões de acesso ao financeiro: 

    Atenção! 

    • Não poderão ser criados grupos com o mesmo nome
    • Um usuário poderá fazer parte de mais de um grupo
    • A quantidade de usuários por grupo é ilimitada

    No exemplo que utilizaremos abaixo, temos 3 grupos:

    1. Jurídico- Geral

    2. Financeiro- Contas a pagar

    3. Financeiro- Contas a receber

    Importante! 
    O novo controle de acesso foi criado com a característica restritiva. Isso significa que, ao iniciar a uma configuração de regras de acesso é necessário criar um grupo para alocar todos os usuários que possuem acesso às seções, normalmente a área Jurídica, para que não percam o acesso às funcionalidades de costume definidas no modelo de Controle de Acesso anterior. Assim, os 2 tipos de Controle de Acesso passsarão a funcionar em conjunto.

    Definição de Permissões dos Grupos de Usuários

    Acesse: Opções → Controle de acesso → Regras de acesso – após a criação dos Grupos, é necessário criar as regras de acesso para o grupo de usuário.
     

     

    Configurando regras de acesso

    • Grupo de usuários: selecione um grupo de usuários previamente criado 

     

    • Contexto: Selecione o contexto existente, por enquanto, Financeiro


    Grupo “Regras”

    • Campo: selecione o tipo de controle de acesso que deseja aplicar

     

    • Proprietário – exibirá a lista de Escritórios Associados existente
       

     

    • Plano de contas – exibirá a tabela de plano de contas configurada no sistema

     

    • Conta corrente – exibirá a lista de contas configuradas no sistema


    Importante!

    Como recomendado na seção anterior, é importante a criação de um grupo geral para todos os usuários, para que eles não 
    percam o acesso às seções, então, para esse grupo, a configuração deve ficar da seguinte forma:


    Para os demais grupos de Financeiro, siga com a configuração apenas do que poderá ser acessado.

    Por exemplo, no modelo abaixo, os usuários do grupo Financeiro – Contas a pagar terá acesso apenas aos Gastos de Fotocópias Gastos com Salário/Pró labore, apenas no Escritório em que faz parte e apenas da conta corrente bancária que utiliza para realizar os pagamentos: 

    Importante! 

    • Entre campos das regras selecionados o critério é "E" 
    • Para os itens dentro dos campos selecionados o critério é "OU"

     

    Fonte: LatAm Legal Product